O significado das cores da Bandeira do Brasil

As cores e os símbolos da Bandeira possuem um significado diferente do conhecido atualmente. Descubra aqui, os significados originais.

bandeira do Brasil

O símbolo principal das nações é a Bandeira que cada país exibe. A Bandeira do Brasil teve um significado de cores diferente dos que conhecemos atualmente. Ela foi modificada com o tempo, e os seu significado também. As descrições antigas apontam que a as cores significavam casas ou imperatrizes, o que é interpretado de outro modo atualmente.

A adoção da Bandeira do Brasil

O modelo da bandeira que conhecemos atualmente foi projetada por Teixeira Mendes, com a colaboração de Miguel Lemos, e adotado em 19 de novembro de 1829. Ela é uma das poucas bandeiras nacionais no mundo que não possui em nenhuma parte as cores preta ou vermelha que geralmente são associadas à guerra ou ao sangue.

As cores da Bandeira do Brasil

bandeira na natureza.

As cores pelas quais a Bandeira do Brasil é composta são interpretadas de um modo diferente da qual eram interpretadas antigamente. A representação mais comum nos dias de hoje é o verde para as matas e florestas do Brasil, a cor azul representa o céu, a cor amarela representa o ouro e as riquezas, e a cor branca representa a paz. Mas antigamente, estas cores representavam outros significados. As cores, verde e amarelo estão relacionadas com a casa real de Bragança, da qual fazia parte d. Pedro I, assim como a casa real dos Habsburg, à qual pertenceu a imperatriz d. Leopoldina.

Os símbolos da Bandeira do Brasil

estrelas da bandeiraAlém das cores presentes da Bandeira do Brasil, existem também outros símbolos com seus respectivos significados. A inscrição “Ordem e Progresso” é escrita sempre em verde, e é uma abreviação de um lema positivista, do autor francês Auguste Comte. A inscrição completa seria: “O Amor por princípio e a Ordem por base; o Progresso por fim.” As 27 estrelas da Bandeira representam cada estado federativo do Brasil, e o Distrito Federal. Elas foram distribuídas na Bandeira, de acordo com o posicionamento em que elas estavam na noite de 15 de novembro de 1889.

mastro três poderes bandeira do Brasil.A primeira versão da Bandeira era composta apenas por 21 estrelas, que representavam o Amazonas, Pará, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Paraíba, Sergipe, Bahia, Alagoas, Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná, São Paulo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Goiás, Mato Grosso e o Município da Corte (Rio de Janeiro). Em 28 de maio de 1968, foram inseridas 6 estrelas para representar os estados do Acre, Mato Grosso do Sul, Roraima, Amapá, Roraima, Tocantins e Rondônia.

A estrela isolada na bandeira é a estrela de Spica, a estrela alfa da constelação de Virgem e representa o estado do Pará, pois este era o Estado da União com maior parte do seu território acima da Linha do Equador. Após 1968, a Bandeira não sofreu nenhuma modificação.

O círculo azul no centro da Bandeira faz referência à imagem de uma esfera celeste, posicionada segundo a latitude da cidade do Rio de Janeiro às 12 horas siderais (08 horas e 30 minutos) do dia15 de novembro de 1889.

O losango representa o fato de que a república brasileira não rompeu totalmente as suas ligações com o Império. E por outro lado, representa também a mulher, em papel de mãe, filha, irmã e esposa. O losango representa também a determinação dos limites e fronteiras do território nacional.

Cada símbolo na Bandeira do Brasil tem um significado diferente muito importante e muitas vezes desconhecido, mas representam o Brasil, na sua grandeza histórica, onde foi marcado por vários acontecimentos que determinaram a sua importância perante os outros países do mundo.

 Saiba mais sobre a Bandeira do Brasil

14 votos


Ana Maria
23/03/09


Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook
  1. otimo…muito bom.Me ajudou muiito!!!

    eder amaral de sousa louro
    18/02/14 às 7:13 pm