Órgãos do sistema respiratório e suas funções

O sistema respiratório tem como finalidade primordial realizar a hematose (troca gasosa), ou melhor, substituir o dióxido de carbono produzido pelas células pelo oxigênio para assim proporcionar vida às células de todo o organismo.

A grande parte das células presentes em nosso organismo utiliza o oxigênio para realizar suas funções metabólicas, e no fim deste processo ocorre a produção de carbono, e seu excesso em nosso corpo há efeitos tóxicos, assim deve ser eliminado constantemente.

Desta forma, o sistema respiratório auxilia no controle do pH do sangue, ou seja, de sua acidez e ainda é responsável pelo olfato, pela filtração, aquecimento e por umedecer o ar inspirado preparando-o para a troca gasosa.

Além disso, o sistema respiratório tem a capacidade de retirar água e calor do organismo, e pela produção de sons através das pregas vocais localizadas na laringe.

Órgãos do sistema respiratório

O sistema respiratório, vital e de grande importância para o nosso organismo, assim como os demais sistemas presentes é composto pelos seguintes órgãos:

-Nariz: Este tem a finalidade de captar o ar, além de filtrá-lo, umedecê-lo e aquecê-lo para a realização da troca gasosa nos pulmões, já que um ar com baixa umidade e baixa temperatura não resultará em uma boa hematose. A filtração é também essencial, pois é através desta que evita a inspiração de bactérias e de pequenas partículas.

-Faringe: Após passar pelo nariz, o ar segue pela faringe, o qual é um órgão com forma de um canal, que se faz presente no sistema respiratório e no digestório.

-Laringe: Este órgão retém as partículas de pó que passam pela filtragem do nariz, é um tubo que tem sua sustentação feita através de peças de cartilagem articuladas e encontradas na parte superior do pescoço. É a continuação da faringe.

sistema respiratório

-Traqueia: É responsável por levar o oxigênio aos brônquios, sendo composta por anéis de cartilagem e conta com uma bifurcação em sua região inferior, ou melhor, separa-se em dois ramos.

-Brônquios: São dois dutos pequenos que entram nos pulmões, e dentro deles se ramificam muitas vezes ates ficarem microscópicos, passando a ser chamados de bronquíolos. Por sua vez, cada bronquíolo termina em microscópicas bolsas compostas por células epiteliais achatadas recobertas pelos alvéolos pulmonares (capilares sanguíneos).

-Pulmões: São os órgãos responsáveis pela troca gasosa (hematose), são esponjosos e envolvidos por uma membrana serosa denominada de pleura.

Os problemas respiratórios e más respirações levam pouca quantidade de oxigênio as células, aumentando consequentemente a quantidade de radicais livres em seu interior, o que aumenta a aceleração do envelhecimento celular e até mesmo o aparecimento de câncer. Ao contrário de uma respiração bem realizada, a qual traz vários benefícios, além de ter a capacidade de retardar o envelhecimento.

Para conhecer mais sobre o sistema respiratório assista ao vídeo do Fisioterapeuta Rogério Gozzi:

Vídeo Aula 018 - Sistema Respiratório: Estrutura e funções gerais das vias aéreas

Veja mais sobre o corpo humano

3 votos



Maikon
26/02/11



Vídeos Relacionados

Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook