Perdoar uma traição vale a pena

A traição é um mal que acaba com relacionamentos, antes de perdoar é preciso analisar e verificar se as possibilidades são positivas.

traição5

De acordo centres em Deus e as religiões, perdoar é um ato que está associado a qualquer pessoa e que deve acontecer sempre, independente dos motivos ou circunstâncias. No entanto, será que é tão fácil perdoar alguém que nos fez tão mão, alguém que nos apunhalou pelas costas, alguém que nos decepcionou tanto assim como diz os religiosos? Este é um assunto polêmico e sensível que envolve diferentes opiniões e etnias, sendo que no momento seguinte a descoberta da traição muitas coisas passam por nossa cabeça, principalmente o motivo principal disso tudo, se ele (a) merece uma segunda chance, se a relação será a mesma, se ele (a) irá cometer o mesmo ‘delito’ novamente, enfim, a nossa cabeça fica literalmente funcionando a mil. Será que é como diz o velho ditado: ‘quem trai uma vez, trai duas’?. É comum cair em uma fossa, chorar litros, não querer sair de casa com vergonha dos amigos e familiares, não mais querer fazer as atividades que antes fazia, ou seja, perder o chão, o seu caminho. Ele (a) não estará mais ao seu lado para lhe ajudar, para lhe confortar, para dividir as tarefas do dia-a-dia, para fazer companhia, para fazer você rir, por que ele (a) fez isso? Esta é uma das principais questões que matuta em sua mente, e para obter a resposta de tal pergunta, por que não dar a chance de defesa a ele (a)? Mesmo que você não queira vê-lo (a) nem mesmo pintado de ouro é indicado que você tenha uma conversa definitiva com ele (a) antes de começar a tomar decisões precipitadas.

Esta conversa vai ser difícil, mas é preciso que você tenha coragem e seja forte, e nada de aliviar. Questione-o (a) o motivo pelo qual traiu, o que ele (a) sentiu, como se sente agora, a quanto tempo te enganava, pergunte se ele (a) está arrependido (a), se faria novamente, enfim, acabe com suas dúvidas. Evite saber todos os detalhes da boca de terceiros, procure saber da boca dele (a) já que as pessoas poderão aumentar, esconder ou criar novas mentiras. Durante a conversa veja mesmo se ele (a) demonstra arrependimento, se ele (a) está triste com a situação e no fim, peça um tempo ou se logo se decidir, peça para que desapareça de sua vida. É válido ressaltar que inúmeros casais já sobreviveram a uma traição, sendo que este clímax na vida amorosa foi visto como simplesmente um obstáculo, o qual foi superado com o perdão. Mas jamais queira perdoá-lo porque alguém, sobreviveu a uma traição ou porque você planeja devolver o troco na mesma moeda, fazendo isso você aumentará o seu sofrimento. Caso decida em perdoar, o perdão deve ser sincero, mas antes de tudo é preciso que você certifique-se de que vale a pena, ou seja, ainda existe amor entre o casal?

Mais sobre Perdoar uma traição vale a pena

Contudo, para outras pessoas, o perdão de uma traição é algo impossível de acontecer, sendo estas as traições mais sujas e desrespeitosa que alguém pode ter. Não podemos julgar ninguém até porque a situação um dia pode se inverter, mas o importante é que você siga o seu coração, ou seja, neste momento o que você deseja: ficar com ele (a) apesar de tudo ou simplesmente não quer mais? Se a resposta para esta questão é a primeira alternativa, saiba que o receio e o medo de uma nova traição é comum, e se ele (a) está realmente arrependido, a lição foi aprendida e certamente não errará de novo. Os terceiros da situação provavelmente irão te julgar com cego (a), burro (a) e outros ‘adjetivos’, mas você é corajoso (a) por dar a cara a tapa mais uma vez e confiar no amor, mesmo que a fraqueza humana possa ser maior. Desta forma, esqueça-se dos outros, pense em você, em sua felicidade, no seu coração. Por isso, não deixe que ninguém tome esta decisão por você, pois a única pessoa que pode saber se deve ou não perdoá-lo (a) é você.

Saiba mais sobre traição

31/03/11 por Maikon

   



Mais informações por email

Comentar