Por que sonhamos e por que temos pesadelos?

As teorias de Freud, considerado o pai da Psicanálise, também explicam como acontecem nossos sonhos e pesadelos e o que eles revelam.

sonhamosDescobrir o motivo e a finalidade do porque sonhamos é um estudo que já caminha  desde a antiguidade. Hoje, a teoria mais fundamentada é que os mesmos são fenômenos sobrenaturais que se originavam através da psique humana e quem conseguisse interpretá-lo entenderia o que acontece em sua mente. Será? Na época em que Freud Sigmund criou tal caracterização dos sonhos, o mesmo foi ignorado e até mesmo zombado, mas nos últimos tempos sua definição voltou a ser estudada. De acordo com a ciência, a teoria de Sigmund é que os sonhos são participações de algo que tenha acontecido durante o nosso dia a dia, e que se reflete no nosso inconsciente, enquanto dormimos.

Por que temos sonhos?

sonhamos2 copy

Como já foi dito por Freud, os sonhos são uma confusão simbólica de experiências, mesmo aqueles para as quais não damos tanta importância e que estão armazenadas em nosso inconsciente.  Após esta afirmação surge outra dúvida: de onde é que vêm aqueles sonhos inusitados em que nunca se viu cena igual? Segundo a ciência, mesmo essas cenas e imagens que você diz nunca ter presenciado são uma mistura desses fragmentos de memórias embaralhadas pelas altíssimas atividades cerebral do sono REM, fase em que sonhamos. Em suas teorias dos significados dos sonhos, Freud sublinhava que os sonhos eram ocorrências bastante reveladores. Para o pai da psicanálise, os sonhos ocorrem para que haja uma espécie de realização velada de desejos ou medos, que não podemos suportar.

Mais sobre Por que sonhamos e por que temos pesadelos?

Por que sonhamos que estamos caindo e acordamos?

pessoa caindo De acordo com o diretor do Instituto de Sono da Flórida, 70% das pessoas passam pela experiência de estar quase dormindo e ter a sensação de que está caindo e de repente acordar com um susto. Esse tipo de sonho pode ser definido como Mioclonia noturna, que são espasmos involuntários que podem acontecer quando estamos começando a dormir e ainda não sonhamos de fato, ou durante o sonho, na fase de movimento rápido dos olhos (REM). E a explicação para esse " sonho" tão popular é biológica. Quando estamos dormindo há uma diminuição nos batimentos cardíacos e o cérebro interpreta isso como como uma parada cardíaca e manda impulsos para os membros inferiores para acelerar o coração. Então,  susto é causado pela entrada rápida de sangue no cérebro e o aumento da atividade elétrica do mesmo.

Por que temos pesadelos?

Os pesadelos podem ser considerados sonhos angustiantes. Eles são sinais de que algo no departamento psicológico não está bem, indicando conflitos interiores, questões mal resolvidas ou excesso de ansiedade. Os pesadelos podem ser considerados também fruto de trauma ou condições de saúde. Para Freud, os pesadelos são um reflexo a alguns desejos proibidos ou temores que armazenamos consciente ou inconscientemente e que aumentam a nossa tensão psíquica, nos fazendo acordar assustados.

Leia mais sobre sonhos

31/05/11 por Tainah

   



Mais informações por email

Comentar