Por que os cachorros uivam?

Quem é que nunca presenciou e até mesmo se irritou com a cena clássica de um cachorro uivando melancolicamente durante à noite, mando o seu sono para longe? Todos tem em mente que apenas alguns cães uivam, assim como os lobos, e principalmente às noites de lua cheia, no entanto, não é apenas em noites claras de luar que estes animais uivam. Com certeza você já deve ter parado para pensar qual é o motivo que os cachorros uivam? Estão cantando? Conversando com os cães da vizinhança? Estão querendo chamar a atenção de seus donos? Enfim, são várias as respostas possíveis para tal pergunta, mas de acordo com veterinários especialistas em comportamento animal, o uivar é um recurso utilizado pelos cães com a finalidade de se comunicar à distância, sendo assim uma ferramenta de grande utilidade, sobretudo, quando não existe comunicação visual. Toda vez que o animal uiva, a sua voz atinge um timbre muito mais alto e desta forma, ele pode ser ouvido de longe.

Para se ter uma ideia da potencia e da amplitude que o uivo do canino, o mesmo pode ser percebido a quilômetros de distância e serve para chamar atenção, reunir e localizar membros do grupo. Este é um típico comportamento herdado do lobo, sendo uma característica de grande destaque em algums raças, como por exemplo, a samoieda, husky siberiano e malamute do Alaska, os quais ao invés de latir, uivam. Entretanto, outro motivo que faz com que os cães uivem é a presença de uma cadela no cio, onde o cheiro se espelha através do ar, ou melhor, pelo vento atraindo machos distantes e assim cria-se uma ‘sinfonia de uivos’. Desta forma, geralmente uivar não significa dou ou sofrimento, já que muitas vezes o uivo serve para quebrar a solidão e até mesmo o tédio, além de ser uma possível forma do cão extravasar sua frustração. De acordo com especialistas, os cães que ficam a maior parte do tempo sozinhos ou até mesmo dias, eles uivam com a tentativa de trazer de volta seus companheiros de matilha, a qual no caso é a família. No entanto, o uivo também expressa contentamento e excitação, como é no caso dos cães que ao ouvirem música não param de uivar.

Assim, como podem haver diferentes momentos e causas é preciso que você saiba entender o seu animal de estimação, pois pode ser que ele esteja triste ou feliz, e você como dono deve saber diferenciar tais sentimentos. E por que não conversar com seu cão?

Nenhum voto, seja o primeiro



Maikon
24/09/10


Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook