Principais bases e suas aplicações

A química é incrível, e é preciso saber algumas coisas fundamentais para conseguir compreender. Entenda sobre as principais bases.

Todos sabem que basem que uma base é qualquer substância que libera única e exclusivamente o ânion OH–, íons hidroxila ou oxidrila, em solução aquosa. Com esta teoria desenvolvida por Svante Arrhenius,, veja quais suas as principais bases e suas aplicações:

-Hidróxido de Sódio (NaOH): Também conhecido como soda cáustica, o Hidróxido de Sódio é a base mais importante para as indústrias e para os laboratórios, pois de longe é a mais produzida e a mais utilizada. É um sólido branco, bastante corrosivo e tóxico, sendo que forma cristais opacos e fortemente higroscópicos. As suas soluções concentradas devem ser armazenadas em frascos plásticos, pois reagem lentamente com o vidro. A NaOH é utilizado na preparação de produtos orgânicos, como sabão, seda artificial, glicerina, celofane, e outros. Além disso, na indústria petroquímica é utilizado na fabricação de papel, celulose, materiasi de limpeza doméstica, corantes e outros, assim como na fabricação de produtos desentupidores de pias e ralos. Suas classificações químicas, são: muito solúvel, monobase e forte.

-Hidróxido de Cálcio – Ca(OH)2: Também chamado de cal apagada ou cal extinta pelo fato de ser obtido pela reação do CaO, como óxido de cálcio e cal viva ou cal virgem com a água. Esta é a mesma reação que ocorre quando os pedreiros preparam a argamassa usada no assentamento de tijolos. Em temperatura ambiente é um sólido branco, e é utilizado na agricultura para diminuir a acidez dos solos e como fonte de íons cálcio para o metabolismo das plantas. Além disso, é utilizado no tratamento de água e esgotos. Quando em solução aquosa é denominado de água de cal e a sua suspensão de leite de cal, a qual é utilizada nas pinturas a cal, a famosa caiação. Suas classificações químicas, são: pouco solúvel, dibase e forte.

-Hidróxido de Magnésio – Mg(OH)2: É um sólido branco e a sua suspensão é denominada de leite de magnésia, contendo concentração de aproximadamente 70% em massa. É um líquido branco e espesso, usado como antiácido estomacal e laxante, o qual tem a capacidade de neutralizar o excesso de HCl (ácido clorídrico)do suco gástrico. É utilizado na refinação do açúcar e na fabricação de papel, e também na indústria farmacêutica. Suas classificações químicas, são: insolúvel, dibase e fraca.

-Hidróxido de Amônio – NH4OH ou NH3(aq): Esta base não existe isolada, desta forma, é encontrada somente na forma de uma solução aquosa de gás amônia(NH3), a qual é denominada de amoníaco, muito utilizada em produtos de limpeza, onde se estabelece o seguinte equilíbrio : NH3 + H2O ⇔ NH4OH . É a única base simultaneamente solúvel e fraca, e também a única volátil que apresentando odor de amônia, ou seja, gás incolor e de cheiro irritante. É utilizada na fabricação do conhecido ‘sangue do diabo’, um líquido bastante difundido em brincadeiras infantis. Já a amônia é muito usada como fertilizante agrícola. Suas classificações químicas, são: muito solúvel , monobase e fraca.

1 voto



Maikon
26/09/10



Vídeos Relacionados

Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook