Principais características do relógio de sol


Principais características do relógio de sol

Desde os remotos tempos o homem, ao observar o Sol, percebeu que este provocava a sombra dos objetos. Ao fazer estas observações notou que ao longo do dia o tamanho destas sombras variavam. O homem primitivo usou sua propria sombra para estimar as horas. Logo depois viu que podia, através de uma vareta fincada no chão na posição vertical, fazer estas mesmas estimativas. Estava criado o pai de todos os relógios de sol.

             

O relógio de sol tem como principal função medir a passagem do tempo pela observação da posição do sol. Os tipos mais comuns, como os conhecidos relógios de sol de jardim, são formados por uma superfície plana que serve como mostrador, onde estão marcadas as linhas que indicam as horas e por um pino ou placa, cuja sombra projetada sobre o mostrador funciona como um ponteiro de horas e um relógio comum. A medida que a posição do sol varia, a sombra desloca-se pela superfície do mostrador, passando sucessivamente pelas linhas que indicam as horas.

Também existem relógios de sol mais complexos com mostradores inclinados ou curvos. Os relógios de sol normalmente mostram a hora solar aparente, mas com pequenas alterações, também podem identificar a hora padrão, que é a hora no fuso horário em que o relógio esta geograficamente localizado.

0 voto





Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook
  1. ainda existe o relogio de sol

    leticia
    24/03/12 às 6:59 pm
  2. em que epoca foi inventado? por favor respondam

    amanda
    06/04/09 às 1:38 pm

X
Curta a página