Quais foram as melhores novelas da Globo

Quais foram as melhores novelas da Globo

Às dezoito, às dezenove ou às vinte horas. As novelas da Rede Globo são uma das atrações de maior popularidade da TV aberta brasileira. Entre todas as suas produções a Rede Globo foi consagrada pela teledramaturgia com novelas de grande audiência e popularidade. Recentemente, o escritor e diretor de novelas, Aguinaldo Silva, divulgou uma lista com os maiores clássicos de audiência, dede que o Ibope, uma das maiores empresas de pesquisa de mídia, mercado e consumo da América Latina, passou a registrar o número de aparelhos que estavam “ligados” à transmissão das telenovelas.
Mesmo não sendo possível obter uma equivalência exata de televisores ligados a cada ponto de audiência, já que o número varia de acordo com cidades e regiões, podemos possuir uma ideia da dimensão da audiência tendo a cidade de São Paulo como referência: no município, cada ponto de audiência representa 52.326 residências sintonizadas a um determinado canal.
A primeira novela do Ranking é Roque Santeiro, que em 1985 alcançou 67 pontos. Baseada na obra “O Berço do Herói” de Dias Gomes, a história foi protagonizada por Regina Duarte (viúva Porcina), Lima Duarte (Sinhozinho Malta) e José Wilker (como Roque). A trama foi ambientada na cidade fictícia de Asa Branca, onde a população acredita que Roque era um santo milagreiro que teria morrido defendendo a cidade.
No segundo lugar, temos Tieta, exibida em 1989, que alcançou 63 pontos. Adaptado do romance Tieta do Agreste, de Jorge Amado, a novela foi ambientada na fictícia cidade de Santana do Agreste, no Nordeste brasileiro. -Tieta (Cláudia Ohana, nos dois primeiros capítulos) é expulsa da cidade pelo pai, Zé Esteves (Sebastião Vasconcelos). Irritado com o comportamento liberal da filha e influenciado pelas intrigas de sua outra filha, Perpétua (Adriana Canabrava, na primeira fase), ele decide esquecer que é pai de Tieta e a expulsa de casa. Humilhada e abandonada pela família, ela segue para São Paulo, fugindo do conservadorismo de Santana do Agreste. A terceira posição fica com o Salvador da Pátria, de 1989, que obteve 62 pontos de audiência segundo o Ibope. Renascer, de 1993, ficou com 60 pontos e Rainha da Sucata, exibida em 1990, alcançou 59 pontos.

2 votos


Jessica
25/06/09



Vídeos Relacionados

Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook