Quais os benefícios do Ômega 3?


Certamente você já deve ter escutado algo sobre o ômega 3, no entanto, será que ele é todo este poder? O que será que o ômega 3 é capaz de fazer para a sua saúde? Para quem não sabe o que é o ômega 3, saiba que é um tipo de gordura, a qual é conhecida como ácido graxo devida a sua ação antioxidante, sendo assim importante para a boa saúde. O organismo humano não tem a capacidade de produzir este tipo de gordura, desta forma, é preciso obtê-la através da ingestão de alimentos. Contudo, de acordo com diversas pesquisas realizadas em todo o mundo vem comprovando que o ômega 3 traz inúmeros benefícios para a saúde, destacando-se para o sistema circulatório e coração. Dentre seus principais benefícios, destacam-se: diminuição da pressão arterial, diminuição dos níveis de colesterol e triglicerídeos, atividade anti-inflamatória e atividade anti-trombos (obstrução dos vasos sanguíneos). Além disso, o ômega 3 pode auxiliar na redução do risco do desenvolvimento de doenças, como determinados tipos de câncer, diabetes, artrite reumatoide, acidente vascular cerebral ou derrame, asma, declínio mental e síndrome inflamatórias intestinais ou colites. De acordo com alguns estudos, o ômega 3 ainda combate a depressão, melhora o aprendizado, o humor e o sistema imunológico.

             

Mas onde encontrar o poderoso ômega 3? Este tipo de gordura pode ser encontrado em diferentes alimentos, sendo que as melhores fontes de ômega 3 são os peixes, como salmão, atum, sardinha, cavala, arenque e bacalhau. No entanto, pode ser encontrado também em castanhas, nozes, semente de linhaça, vegetais de folhas verdes escuro e óleos vegetais, como óleo de canola, de soja e de azeite. Contudo, assim como tudo em excesso pode fazer mal, o ômega 3 deve ser consumido de forma moderada, como por exemplo, comer dois peixes durante a semana, além de fazer a ingestão de outras fontes da gordura. É recomendado também que seja evitado o consumo de peixes e outros alimentos ricos em ômega 3 fritos, assim opte por assá-los, cozinhá-los ou grelhá-los.

Apesar de contar uma vasta lista de benefícios para a saúde é necessário que haja um controle quanto a sua ingestão, já que os pesquisadores revelam que não há comprovações dos efeitos que as altas dosagem de ômega 3 podem causar no organismo a longo prazo. Atualmente, esta gordura se encontra-se facilmente no mercado, até mesmo em cápsulas para facilitar o seu consumo.

0 voto



Maikon
29/04/11



Vídeos Relacionados

Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook

X
Curta a página