Quais são as doenças causadas por fungos?

Os fungos e bactérias são problemas preocupantes, por este motivo é preciso de cuidado com a saúde para que não adquira os mesmos.

fungoOs fungos, participantes do Reino Funji são organismos com células eucariontes mais simples,  heterotrófos, alimentação feita através de nutrientes externos, e são classificados em unicelulares e multicelulares, sendo constituídos por filamentos chamados de hifas. Desta forma, existem várias espécies e algumas têm a capacidade de causar doenças tanto no Reino Animal quanto no Reino Vegetal.

Os fungos são facilmente encontrados no solo, em plantas, nos alimentos, na água e em objetos, sendo que pode se fazer presente na pele humana, sobretudo, nas partes íntimas femininas e masculinas. Os fungos chamados de dermatófitos são os mais comum entre os seres humanos, e são responsáveis pela dermatose. A seguir, mais informações sobre as doenças causadas por fungos.

Doenças causadas por fungos em humanos

fungos microscópicos

Como dito acima, alguns doenças graves aos seres humanos são causadas por fungos e várias delas são fatais quando não tratadas, e dentre estas se encontram as aspergiloses, coccidioidomicose, criptococose, micetomas, histoplasmose e paracoccidioidomicose. Além disso, as pessoas que sofrem com imunodeficiência são mais suscetíveis a doenças causadas por fungos, principalmente as que tem como agente responsável o Candida, o Aspergillus, o Cryptococcus, o Pneumocystis e o Histoplasma. Há também fungos que tem a capacidade de atacar unhas, olhos, cabelo e especialmente a pele, e que são denominados de dermatófitos e queratinófitos, com ações resultantes em infecções na região como pé-de-atleta e dermatofitose.

Doenças causadas por fungos em plantas

planta com fungo

As plantas também podem ser vítimas de doenças causadas por fungos, que são transmitidas através do vento, da água, solo, aves e insetos. Existem várias doenças, são elas: Ferrugem, Podridão negra, Mancha negra, Rot fundo, Gangrena, Bola de algodão, Wart crown, Verruga negra de batateira, Tombamento, Podridão seca, Rhizoctinia doença, Podridão radicular, sclerotium rot Doença holandesa elm, Pinkroot, Podridão mole, Ponto amarelo, Oídio, Wilting planta e Decadência.

Doenças causadas por fungos em animais

Cão tomando vacina

Doenças fúngicas também contaminam animais, a mais comum entre todas elas é a Dermatofitose conhecida também como “tinha” ou “ringworm” que pode ser transmitida também para humanos. A característica da doença é a lesão circular na pele, perda de pelo com a borda externa alta e vermelha. Se o animal estiver com a doença é recomendável que seu dono leve-o a um médico veterinário para que o animal possa ser tratado, evitando que o dona também seja infectado pelo fungo.

Se detectado alguns destes em sua pele ou regiões íntimas procure um especialista no assunto e comece rapidamente o tratamento das mesmas, pois como já dito essas podem ser fatais se não tratadas. Caso a doença seja em uma planta, separe-a das outras para que não infecte as plantas próximas dela.

Quando estamos com a imunidade baixa favorecemos a contaminação por vírus, bactérias e fungos. Veja no Canal do Portal ZUN no Youtube sobre imunidade baixa como tratar:

IMUNIDADE BAIXA COMO TRATAR

Descubra mais sobre doenças causadas por fungos

 

Nenhum voto, seja o primeiro



Tainah
28/11/10



Vídeos Relacionados

Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook