Quais são as funções dos lipídios

Os lipídeos ou gorduras, assim como os carboidratos consistem em carbono, oxigênio e hidrogênio, no entanto, para este o hidrogênio está presente em maior quantidade, o que proporciona aos lipídeos uma maior valor calórico, aproximadamente 9 calorias para 1 grama. Todos os óleos e gorduras são classificados como lipídios e podem ser encontrados em diferentes alimentos, como os de origem vegetal (margarinas, óleos e outros) e de origem animal (banha, carne, manteiga, creme de leite e outros), e ainda são dividos em lipídeos simples, derivados e compostos, diferenciando a sua estrutura. Os lipídeos são de grande importância ao nosso organismo, quando consumido na dose certa, já que possuem diversas funções, como:

-Protetora: Aproximadamente 4% do lipídeo corporal tem a finalidade de proteger os órgãos vitais, tendo a finalidade de atuar como um escudo contra traumas e choques sobre o coração, o baço, os rins, a medula espinhal e o cérebro.
-Energética: Toda energia que é utilizada nas atividades diárias do organismo tem como origem as reservas de glicídios e lipídeos tendo relativamente quantidade iguais.
-Isolante: Os lipídeos que são armazenados nos tecidos subcutâneos orgânicos, agem como um isolante térmico em ambientes frios.
-Transportador: O lipídeo tem a função de transportar as vitaminas K, E, D e A, as quais são solúveis em lipídeos, as consideradas lipossolúveis, assim uma dieta que é pobre em lipídeos pode resultar em um organismo com deficiência destas vitaminas.
-Sacia a fome: Quando há a presença de lipídeo no intestino delgado, ocorre a liberação de uma substância bloqueadora de apetite, desta forma, é indicado pequenos intervalos entre as refeições, pois o lipídeo leva aproximadamente 4 horas para ser absorvido, o que faz com que evita-se a ingestão de grandes porções de alimentos.

Dentre os alimentos ricos em lipídeos, encontram-se: margarinas, milho, aveia, soja, gergilin, girassol, abacate, cevada, trigo integral, centeio, óleos de canola, de soja e de peixes.

2 votos


Maikon
14/07/10


Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook