Quais são os alimentos ricos em colágeno?

O responsável pela elasticidade e firmeza da pela é o colágeno, e com o passar dos anos nosso organismo produz menos, você sabia?

Perda de colágeno

Podemos perceber nas mulheres, principalmente, que com o passar dos anos a pele vai perdendo sua elasticidade e firmeza, o que é totalmente normal. Isso pode acontecer de maneira precoce com pessoas que durante a juventude não optou por uma alimentação balanceada, além disso, a alta exposição ao sol sem usar protetor solar e alterações hormonais que acontecem nas mulheres são ótimos contribuintes para a falta de colágeno. Ele é o responsável pela firmeza da pele, porém, com o passar do tempo nosso organismo o produz em menos quantidade, e por causa desta diminuição de produção de colágeno perdemos a consistência e a tonicidade da pele.

Com o avanço da ciência, hoje podemos destacar vários alimentos que podem substituir essa perda, confira a baixo os alimentos que são ricos em colágeno.

O que é Colágeno

O colágeno é uma molécula formada por aminoácidos polares, ele tem a função de dar sustentação às células que as mantém unidas para que não haja a deformação dos tecidos. Podem ser encontrados em várias partes do corpo como ossos, tendões, vasos sanguíneos, músculos, unhas, cabelos, articulações entre muitos outros.

É por volta dos 25 anos que começa ocorrer a redução de tal substância, podendo variar em cada organismo, já que é reflexo da alimentação de cada pessoa. Aos 50 anos, o organismo produz apenas 35% do colágeno necessário, já para com as mulheres devido à amenização do hormônio estrogênio durante a menopausa, a queda de colágeno é normalmente maior.

Alimentos que contém colágeno

A diminuição de colágeno no organismo pode ser atenuada através da ingestão de alimentos ricos em colágeno. Sendo os alimentos como: proteínas magras, iogurte desnatado, atum, ovo, salmão, peito de peru ou de frango e queijo; vitaminas A e E: cenoura; vitaminas C: acerola, kiwi, caju, cenoura, laranja e goiaba; silício: pinhão, pepino, nabo, morango, mel, aspargos, cebola, alho, alcachofras, banana, trigo, avelã, feijão, salsa, nabo, aveia, cevada e outros.

Selênio: o arroz preto, salmão, avelã e frango; zinco: castanha-do-pará, frutos do mar, ovos e avelã; Cobre: caju, fígado bovino, cogumelos, aveia, lentilha, entre outros.

mulher comendo frutas

Para obter um resultado mais satisfatório, consulte um dermatologista e peça para que lhe indique algum produto, como um creme, que seja mais indicado para o seu organismo.

Saiba mais sobre o colágeno

2 votos



Caroline
28/01/11



Vídeos Relacionados

Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook