Quais são os alimentos ricos em colágeno?

O responsável pela elasticidade e firmeza da pela é o colágeno, e com o passar dos anos nosso organismo produz menos, você sabia?

Perda de colágeno

Podemos perceber nas mulheres, principalmente, que com o passar dos anos a pele vai perdendo sua elasticidade e firmeza, o que é totalmente normal. Isso pode acontecer de maneira precoce com pessoas que durante a juventude não optou por uma alimentação balanceada, além disso, a alta exposição ao sol sem usar protetor solar e alterações hormonais que acontecem nas mulheres são ótimos contribuintes para a falta de colágeno. Ele é o responsável pela firmeza da pele, porém, com o passar do tempo nosso organismo o produz em menos quantidade, e por causa desta diminuição de produção de colágeno perdemos a consistência e a tonicidade da pele.

             

Com o avanço da ciência, hoje podemos destacar vários alimentos que podem substituir essa perda, confira a baixo os alimentos que são ricos em colágeno.

O que é Colágeno

O colágeno é uma molécula formada por aminoácidos polares, ele tem a função de dar sustentação às células que as mantém unidas para que não haja a deformação dos tecidos. Podem ser encontrados em várias partes do corpo como ossos, tendões, vasos sanguíneos, músculos, unhas, cabelos, articulações entre muitos outros.

É por volta dos 25 anos que começa ocorrer a redução de tal substância, podendo variar em cada organismo, já que é reflexo da alimentação de cada pessoa. Aos 50 anos, o organismo produz apenas 35% do colágeno necessário, já para com as mulheres devido à amenização do hormônio estrogênio durante a menopausa, a queda de colágeno é normalmente maior.

pele hidratada

Alimentos que contém colágeno

A diminuição de colágeno no organismo pode ser atenuada através da ingestão de alimentos ricos em colágeno. Sendo os alimentos como: proteínas magras, iogurte desnatado, atum, ovo, salmão, peito de peru ou de frango e queijo; vitaminas A e E: cenoura; vitaminas C: acerola, kiwi, caju, cenoura, laranja e goiaba; silício: pinhão, pepino, nabo, morango, mel, aspargos, cebola, alho, alcachofras, banana, trigo, avelã, feijão, salsa, nabo, aveia, cevada e outros.

Selênio: o arroz preto, salmão, avelã e frango; zinco: castanha-do-pará, frutos do mar, ovos e avelã; Cobre: caju, fígado bovino, cogumelos, aveia, lentilha, entre outros.

mulher comendo frutas

Para obter um resultado mais satisfatório, consulte um dermatologista e peça para que lhe indique algum produto, como um creme, que seja mais indicado para o seu organismo.

Para mais informações assista ao vídeo Dermatologista online grátis perguntas do Portal Zun, no Youtube:

DERMATOLOGISTA ONLINE GRÁTIS PERGUNTAS

Saiba mais sobre o colágeno

0 voto



Caroline
28/01/11



Vídeos Relacionados

Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook
  1. Vlw pela materia agora estou sabemo mais o q é colageno (Y)

    evilazia
    27/10/12 às 10:43 pm
  2. queria a lista de alimentos e as gramas de colageno que contém cada uma delas…. obrigada.

    suzana
    08/10/12 às 11:34 pm
  3. Amei ver essa matéria e aprendi muito com a mesma pois hoje mesmo assisti uma palestra sobre o assunto, dai o motivo de entrar na página de vocês para aprender mais sobre o assunto, e aprendi que no nabo, na gelatina, no morango, kiui, atum, e muitos outros alimentos encontramos o colageno que é de uma imensa importancia para nosso organismo. E no meu entendimento as propriedades, desses alimentos ricos em colageno estaria ajudando não apenas na estética e beleza do nosso corpo, mais cooperando também para uma boa visão, o fortalecimento dos ossos,no fortalecimento dos cabelos, unhas, coluna entre outras partes do nosso corpo ou seja pelo que entedi o corpo humano deve conter uma quantia muito grande de colageno quando jovens e ao passar do tempo essas substancia vai se deteriorando, por isto precisamos repor com esses alimentos que podem ajudar a repor boa parte do que perdemos com o envelhecimento e até mesmo dependendo da região em se vive, com o calor pode se perder boa parte dessas substancias contida no nosso organismo. Quero agradecer pela matéria, e desde já desejar muita saúde para todos que lerem estas poucas palavras e desejar muito sucesso para todos.

    Marina Lopes
    10/07/12 às 9:03 pm
  4. Gostei muito das dicas,mas moro em um Municipio no sul do Pará sem nenhum recurso em cosmeticos,a alimentação é precaria e estou muito trste com meu corpo pareço uma geleia(50 anos) precizo de ajuda

    Rosa maria
    31/12/11 às 4:19 pm
  5. Ai valeu mesmo pela matéria. Esclarecedora, me ajudou muito. Parabéns. ;)

    Douglas
    06/06/11 às 12:42 pm

X
Curta a página