Quais são os sintomas da menopausa?

É por volta dos 50 anos de idade que a mulher começa a sentir algumas mudança em seu organismo por conta da menopausa, fase da vida em que a mulher deixa de ser fértil, ou seja, quando o seu organismo deixa de produzir os hormônios femininos, como o estrogênio e a progesterona. E como toda ação possui sua reação, para a menopausa não é diferente, assim a mulher começa a sofrer com alguns sintomas, mas colocando algumas dicas na prática é possível amenizar e aliviar tais sintomas para que assim a mulher consiga ter maior qualidade de vida. Então, pare de sofrer com os sintomas e veja logo abaixo as dicas para que você consiga aliviar estes:

             

-Tenha uma boa alimentação: Com a chegada da menopausa é necessário que a mulher faça algumas adaptações em relação a sua alimentação, ou seja, se você sempre teve uma alimentação saudável, ótimo. Caso contrário, é preciso que você passe a ter, principalmente uma dieta rica em fibras, sem gordura vegetais e com muito cálcio, além de carnes brancas e azeite extra-virgem de oliva. Muitos não sabem, mas a linha possui ação antiinflamatória, e quanto à soja conta com substâncias com características semelhantes com o hormônio estrógeno, e ainda são ótimos aliados para combater o os sintomas da menopausa. Além disso, inclua em sua dieta os alimentos diuréticos, como o alface, o pepino, o abacaxi e não se esqueça de ingerir grande quantidade de água ao longo do dia, pelo menos dois litros. É indicado ainda que você evite a ingestão de refrigerantes, de café, de bebidas alcoólicas e de alimentos estimulantes, os quais podem provocar insônia, ansiedade, irritabilidade e ainda prejudicam a absorção do cálcio, causando assim o enfraquecimento dos ossos.

-Cuidado com a pele e cabelo: Com o fim da menstruação ocorrem inúmeras alterações no corpo da mulher, sendo que as mais visíveis são aquelas que são percebidas facilmente, como a pele ressecada e flácida, e ainda cabelo mais fino, fracos e com queda. Desta forma, para que você consiga manter a beleza nesta fase da vida é indicado que você abuse da utilização de cosméticos, máscaras, hidratantes e de produtos que possuem a fórmula específica para controlar a saúde e o brilho dos fios e da pele.

-Sexo sem problemas: Com as alterações hormonais resultantes com a chegada da menopausa, as membranas da mucosa vaginal ficam mais finas e também secas, e isso pode resultar em uma relação sexual dolorosa. Para evitar este tipo de problema durante a relação é necessário que você passe a utilizar um lubrificante vaginal para amenizar o desconforto.

-Atividade física: Para quem acredita que os exercícios físicos auxiliam apenas na manutenção da saúde está enganado, pois além de dar ânimo e a sensação de bem estar, os exercícios físicos amenizam os sintomas da menopausa, principalmente os mais conhecidos. Desta forma, as mulheres sedentárias possuem maior probabilidade de possuir ondas de calor em relação com as mulheres que se exercitam, assim evite ficar parada. Procure caminhar, pedalar, correr, enfim, movimente-se.

0 voto



Maikon
29/01/11



Vídeos Relacionados

Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook

X
Curta a página