Qual a função do médico especializado em endocrinologia

O médico especializado em endocrinologia é o médico responsável pelo tratamento de doenças provenientes das glândulas corporais.

Médico assinando receita

O médico especializado em endocrinologia é o médico responsável por cuidar do sistema endócrino do corpo, ou seja, o médico que trata de doenças das glândulas do corpo humano. As glândulas são os órgãos responsáveis pela produção de secreções, denominadas “hormônios” na medicina.

O médico especializado em endocrinologia trata de doenças muito perigosas para o nosso organismo. Descubra aqui quais doenças são essas e qual a função do médico especializado em endocrinologia.

Endocrinologia doenças relacionadas

A função de um médico especializado em endocrinologia é tratar das doenças provenientes do mau funcionamento das glândulas do organismo. Essas doenças podem ser desde simples alterações no ciclo menstrual até doenças graves como o câncer e a obesidade mórbida.

As principais doenças tratadas pelo médico especializado em endocrinologia:

Diabetes

Bilhete procure seu endocrinologista É o aumento anormal da glicose no sangue, médico especializado em endocrinologia trata desta doença crônica, amenizando-a.

Obesidade

É o que ocorre quando a ingestão de alimento é maior do que a queima de gordura. As gorduras armazenadas aumentam e passam a ser relacionadas com outras doenças graves.

Doenças de tireoide

A tireoide é a glândula responsável pelo controle do metabolismo e o funcionamento de muitos sistemas do corpo. As doenças mais comuns de tireoide são o hipertireoidismo e o hipotireoidismo.

Problemas de crescimento

É a falha na produção de GH, o hormônio do crescimento, produzido pela glândula hipófise.

Doenças das glândulas adrenais

São as glândulas presentes nos rins que filtram os líquidos ingeridos no corpo.

Alterações no Colesterol

As alterações do colesterol são problemas causados pelo mau funcionamento das glândulas de tireoide.

Ovários policísticos

É caracterizado pelo desequilíbrio do funcionamento dos hormônios femininos.

Doenças das paratireoides

Doenças causadas pela falta de liberação do hormônio produzidos pelas paratireoides.

Endocrinologia e Metabologia

pessoa em balança

A endocrinologia e a metabologia são especialidades da medicina que são sempre relacionadas.

A endocrinologia estuda as glândulas responsáveis pelo bom funcionamento do corpo. Para que ocorra este funcionamento correto, é preciso que o sistema de metabolização de energias e hormônios funcione corretamente.

Para as pessoas que sofrem de obesidade e procuram perder peso de maneira saudável, a recomendação é agendar uma consulta em uma clínica de endocrinologia e metabologia, pois o médico especializado neste assunto trata corretamente essa doença e outras tantas recorrentes ao funcionamento incorreto do metabolismo e das glândulas endócrinas.

A endocrinologia é uma das áreas mais importantes da medicina, pois o médico especializado trata do funcionamento correto das glândulas e dos hormônios produzidos por elas. Sem os hormônios produzidos corretamente, nosso corpo não funcionaria de uma maneira saudável, e seria repleto da presença de doenças.

Confira no vídeo abaixo mais sobre endocrinologia e alimentação.

Saiba mais sobre a endocrinologia

2 votos



Ana Maria
23/03/09


Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook
  1. oi meu nome e duda tenho 113 kilos quero emagrece o que eu devo faz me ajuda por favor me responda eu preciso emagrece eu só tenho 19 anos e estou muito acima do meu peso obrigado.

    duda
    12/02/14 às 2:24 am
  2. Sensacional o artigo.. Claro para o leitor e de fácil leitura.. Bom mesmo!

    Antônio Barros Jr
    21/01/14 às 8:56 am