Qual a função do médico especializado em endocrinologia

O médico especializado em endocrinologia é o médico responsável pelo tratamento de doenças provenientes das glândulas corporais.

Médico assinando receita

O médico especializado em endocrinologia é o médico responsável por cuidar do sistema endócrino do corpo, ou seja, o médico que trata de doenças das glândulas do corpo humano. As glândulas são os órgãos responsáveis pela produção de secreções, denominadas “hormônios” na medicina.

             

O médico especializado em endocrinologia trata de doenças muito perigosas para o nosso organismo. Descubra aqui quais doenças são essas e qual a função do médico especializado em endocrinologia.

Endocrinologia doenças relacionadas

A função de um médico especializado em endocrinologia é tratar das doenças provenientes do mau funcionamento das glândulas do organismo. Essas doenças podem ser desde simples alterações no ciclo menstrual até doenças graves como o câncer e a obesidade mórbida.

As principais doenças tratadas pelo médico especializado em endocrinologia:

Diabetes

Bilhete procure seu endocrinologista É o aumento anormal da glicose no sangue, médico especializado em endocrinologia trata desta doença crônica, amenizando-a.

Obesidade

É o que ocorre quando a ingestão de alimento é maior do que a queima de gordura. As gorduras armazenadas aumentam e passam a ser relacionadas com outras doenças graves.

Doenças de tireoide

A tireoide é a glândula responsável pelo controle do metabolismo e o funcionamento de muitos sistemas do corpo. As doenças mais comuns de tireoide são o hipertireoidismo e o hipotireoidismo.

Problemas de crescimento

É a falha na produção de GH, o hormônio do crescimento, produzido pela glândula hipófise.

Doenças das glândulas adrenais

São as glândulas presentes nos rins que filtram os líquidos ingeridos no corpo.

Alterações no Colesterol

As alterações do colesterol são problemas causados pelo mau funcionamento das glândulas de tireoide.

Ovários policísticos

É caracterizado pelo desequilíbrio do funcionamento dos hormônios femininos.

Doenças das paratireoides

Doenças causadas pela falta de liberação do hormônio produzidos pelas paratireoides.

Endocrinologia e Metabologia

pessoa em balança

A endocrinologia e a metabologia são especialidades da medicina que são sempre relacionadas.

A endocrinologia estuda as glândulas responsáveis pelo bom funcionamento do corpo. Para que ocorra este funcionamento correto, é preciso que o sistema de metabolização de energias e hormônios funcione corretamente.

Para as pessoas que sofrem de obesidade e procuram perder peso de maneira saudável, a recomendação é agendar uma consulta em uma clínica de endocrinologia e metabologia, pois o médico especializado neste assunto trata corretamente essa doença e outras tantas recorrentes ao funcionamento incorreto do metabolismo e das glândulas endócrinas.

A endocrinologia é uma das áreas mais importantes da medicina, pois o médico especializado trata do funcionamento correto das glândulas e dos hormônios produzidos por elas. Sem os hormônios produzidos corretamente, nosso corpo não funcionaria de uma maneira saudável, e seria repleto da presença de doenças.

Confira no vídeo abaixo mais sobre endocrinologia e alimentação.

Endocrinologia e Alimentação - Pronto Atendimento 06/07/12

Saiba mais sobre a endocrinologia

0 voto



Ana Maria
23/03/09


Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook
  1. oi meu nome e duda tenho 113 kilos quero emagrece o que eu devo faz me ajuda por favor me responda eu preciso emagrece eu só tenho 19 anos e estou muito acima do meu peso obrigado.

    duda
    12/02/14 às 2:24 am
  2. Sensacional o artigo.. Claro para o leitor e de fácil leitura.. Bom mesmo!

    Antônio Barros Jr
    21/01/14 às 8:56 am
  3. eu tenho 30 anos tenho 1,70 de altura peso 100 kilos quero emagrecer ou senao ter uma consulta sou da região de são josé do rio preto sp… me de uma dica

    amilton
    20/09/12 às 11:35 am
  4. Minha Filha tem 10 anos e sua altura e de 1,25 e seu peso e de 20kg, por favor ela precisa de tratamento? aguardo resposta.

    Renata Rodrigues
    24/07/12 às 9:24 am
  5. oi meu nome é luany tenho 21 anos minha altura é 1,62 e peso 68,0 kilos ,acho que tenho que emagrecer 13 kilos sera que tem alguma nessecidade de tomar algum remedio
    para emagrecer ou tem outra sugestao;qual?

    luany
    27/06/12 às 12:34 pm
  6. Olá eu estou com a minha mestruacaõ desrregularizada oque fasso, sera que deve ser problemas hormonais!

    Nidia
    26/06/12 às 8:11 pm
  7. O artigo é maravilhoso, pois ele apresenta uma explicação clara e com uma linguagem bem fácil de se compreender, antes de ter lido este artigo eu não sabia dizer qual era a função do endrocrinologista, e se alguém me perguntar eu certamente vou saber esclarecer a duvida que muitas pessoas tem!!!
    Um grande beijo a todos!!!!!

    Deysane Nery
    06/05/12 às 5:09 pm
  8. Meu filho tem 11anos,tem 1,35de altura e pesa 37klo.
    Já fiz o exame pra ver a idade óssea dele, a pediatria dele disse que ele ta com 2 anos de atraso que favorece meu filho
    gostaria de saber se isso é verdade e que qtos mais ou menos meu filho vai ter de altura qdo tiver com 21anos.eu mãe dele tenho 1,50 e peso 51kilo eo pai dele deve ter 1,70 e pesar mais ou menos uns 60kilo .obrigada cristina.

    cristina
    17/01/12 às 3:56 pm
  9. Boa tarde Dr. endocrinologista, meu filho André tem 17 anos e mede 1,58, e as vezes ele fica com a autoestima lá embaixo por causa da sua estatura. Já levei no endocrinologista, ´fez exame de idade óssea e médico disse q ele não vai crescer mais, pois ele já tem 17anos. É certo isso? Será que ñ tem medicamentos hormonais para fazer o tratamento? Gostaria de uma resposta urgente. Obrigada

    Rocilda
    24/08/10 às 2:44 pm
  10. a endocrinologista atua nos hormonios sexual. explica como.

    carlos alberto do nascimento
    18/05/10 às 8:10 am
  11. Tenho 52 anos e nunca fui a um endocrinologista. qdo procurei o PSF para q me encaminhacem p ele, me perguntaram se eu tinha problemas cardíacos, seu era diabética ou hipertensa, qdo eu disse q não,responderam q não era necessário buscá-lo. Isto é certo? Pelo q sei pela minha idade, as taxas de hormônio naturalmente vão diminuindo e vários problemas podem surgir. Queria evitar exatamente isto, uma vez q gozo de uma boa saúde, apesar de ter sérios problemas de varizes(já fiz 2 cirurgias).Que me dizem Vcs?

    celia de souza lima
    20/03/10 às 11:18 am
  12. oi me chamo joice tenho 27 anos e peso 45 kilos cada dia que passa eu perco kilo o que faço ,ja fiz exame de tireode,eoutros e nao deram nada, o que faço

    joice soares
    15/10/09 às 11:41 pm
  13. podem ajudar a engordar?preçiso engordar 10 kilos!!respondam por favor!

    marco paulo
    20/04/09 às 5:08 pm