Qual a idade certa para fazer musculação?

A musculação é um dos exercícios mais poderosos na tonificação dos músculos. Mas, saiba qual a idade certa para iniciar.

menino segurando halteres

A musculação é um exercício físico muito poderoso, que com treino e muita dedicação pode modificar o corpo de uma pessoa, deixando definido ou mesmo proporcionando a hipertrofia, que é o aumento da massa muscular.

Devido ao sonho de um corpo definido e perfeito que a mídia tanto prega é que a musculação tem sido muito adotada pelos jovens e adolescentes.

Mas, será esse tipo de atividade física é realmente saudável em qualquer idade? Essa é uma constante preocupação dos pais de adolescentes que querem deixar seus músculos definidos, qual a idade certa para fazer musculação?

Qual a idade certa para começar a fazer musculação?

menino com halteres

Devido ao período chamado de estirão, pelo qual passam os adolescentes na fase de desenvolvimento, que acontece entre os 12 e 14 anos, é indicado que as garotas iniciem a musculação a partir dos 14 anos, e os garotos, já que possuem um período mais longo de crescimento, a partir dos 16 anos de idade.

Isso porque se começarem a praticar a musculação precocemente podem ter uma maturidade esquelética precoce, afetando assim o crescimento. Além disso, quando começarem a praticar, devem ter o acompanhamento de um profissional, para evitar lesões nas articulações e também na coluna.

Sem contar na importância de consultar um ortopedista e também um cardiologista para atestar que o jovem está apto para fazer os exercícios previstos em uma aula de musculação.

Benefícios da musculação na adolescência

Profissional ajudando adolescente na musculação

Mais sobre Qual a idade certa para fazer musculação?

Quando iniciada a partir da idade correta a musculação pode trazer um série de benefícios ao corpo dos jovens adolescentes e também ao de pessoas de qualquer outra idade.

Entre os benefícios apontados pelos profissionais estão: o aumento da flexibilidade e da disposição, uma melhora na postura, assim como na resistência e força, o fortalecimento dos músculos, poupando a sobrecarga das articulações e também uma melhoria do funcionamento cardiorrespiratório.

Lembrando ainda a importância de fazer um alongamento correto antes e após terminar a série de musculação, assim com a prática de qualquer outra atividade física.

Conheça mais benefícios da musculação segundo o Professor Fabio Chiodini no vídeo abaixo:

Mais artigos sobre musculação




Larissa
02/09/09

Mais informações por email.

Comentar sobre Qual a idade certa para fazer musculação?

Destaque

4 dicas para tirar o namoro da rotina

4 dicas para tirar o namoro da rotina