Qual o significado da sigla WWW

A sigla WWW significa “World Wide Web” ou apenas internet, confira toda a sua história desde sua criação até os dias de hoje.


WWW

Muitas pessoas ainda desconhecem o verdadeiro significado da sigla WWW, sigla esta que utilizamos sempre que visitamos um site. WWW significa “World Wide Web” que significa literalmente “Rede de Alcance Mundial”.

             

Tim Berners-Lee havia criado um sistema chamado Enquire, para compartilhamento de documentos e pesquisas entre os colegas na CERN – Organização Europeia para Investigação Nuclear, localizada na Suíça, na década de 80.

História da sigla WWW

Em 06 de agosto de 1991, Berners-Lee, que hoje é o diretor do “World Wide Web Consortium”, postou um resumo no grupo de notícias “alt.hypertext”. Essa data marca a estreia da Web como um serviço público na Internet. A rede foi uma forma de unificar dois sistemas: o projeto Xanadu e o NLS, que eram à base do hipertexto. A ideia revolucionária de Berners-Lee foi unir o hipertexto e a Internet. Em seu livro “Weaving The Web”, ele explica que, por diversas vezes, sugeriu o “casamento” das tecnologias para membros de ambas as comunidades de desenvolvedores.

Tim Berners Lee

Como ninguém implementou sua ideia, ele decidiu fazer o projeto por conta própria. No processo, ele desenvolveu um sistema de identificação global e único de recursos, o Uniform Resource Identifier (URI), que é uma cadeia de caracteres compacta utilizada para identificar ou denominar um recurso na internet.

Momento de maior sucesso do WWW

Considera-se que a grande virada da WWW começou com a introdução do “Mosaic” em 1993, um navegador gráfico desenvolvido por um time de desenvolvedores universitários, pois antes de seu lançamento, os gráficos não eram frequentemente misturados com texto em páginas web, como conhecemos hoje.

Internet

Agora que você já sabe um pouco mais sobre a nossa tão querida e presente internet, não deixe de informar a todos os seus amigos seu devido significado, para que eles saibam o significado de WWW, e não tenham está mesma pergunta ao digitar a sigla no campo de endereços para visitarem os milhares de sites da Web.

Vale lembrar que a World Wide Web também pode ser chamado de web, e que na hora da escrita foi abreviado para WWW por ser uma forma simples e pratica de escrever.

Leia outros significados

0 voto



Jose Paulo
27/04/09


Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook
  1. achei muito interesante, nunca pensei que eu ia saber o significado ate porque as pessoas usam o www, e nao sabe o que significa..muinto interesante, vou repasar para varios amigos meus! :-)

    thaynna aparecida olivera soares
    09/03/13 às 9:46 am
  2. mt bom saber disso

    jhenifer
    12/04/12 às 9:26 am
  3. é bom saber disso
    vou contar p/ todos meus conhecidos

    juninho
    11/05/11 às 4:11 pm
  4. unhh!!!!!!
    nao sabia vou contar p/ meus amigos!!!!!!!!!!!!!!!

    carins
    08/04/11 às 2:42 pm
  5. Muitas pessoas ainda desconhecem o significado da sigla WWW. Se você também desconhece, saiba que WWW significa “World Wide Web”, que em português seria rede mundial de computadores, ou teia mundial de computadores. O WWW foi inventado por um físico Inglês chamado Tim Berners-Lee, o que me dá vontade de usar TBL, em vez de WWW. Agora se você já cansou de tanto WWW, use HTTP. Seu significado?, quer dizer: sobre uma camada SSL ou do TLS. Essa camada adicional permite que os dados sejam transmitidos através de uma conexão criptografada e que se verifique a autenticidade do servidor. Agora, se você, internauta, sofre de TPM, use essa sigla, quem sabe, funciona?!

    Vicente Freitas
    17/02/11 às 5:58 am
  6. muito interessante, vou passar este conhecimento para outras pessoas.

    joelice
    21/07/10 às 8:57 pm

X
Curta a página