Quando devemos utilizar ponto e vírgula

Quando devemos utilizar ponto e vírgula
Talvez você nunca tenha se perguntado sobre o ponto e vírgula, ou mesmo do porquê de existe, afinal já existe a vírgula para separar, e o ponto para encerrar, não é mesmo? Mas, é bem simples responder esta pergunta, saiba que sempre há uma explicação lógica e sensata em relação a língua portuguesa. Basta raciocinar, se ele existe é porque tem um porquê.

O ponto e vírgula na realidade é utilizado para separar a frase, mais pausadamente do que uma vírgula, porém não tanto como um ponto final.Veja um exemplo logo abaixo bem simples onde é preciso utilizar o “;” na frase.
“Os funcionários não temia se as vendas iriam cair; o chefe, sempre temia!”
Percebe a diferença? Não ficaria bom com uma simples vírgula e muito menos com um ponto. As pessoas iriam ler completamente errado o que a frase deseja nos passar.

             

Sendo assim, devemos utilizar o ponto e vírgula quando nem a vírgula e nem o ponto ajudará no entendimento do leitor em uma oração. Este é o motivo do nome “ponto e vírgula”.

Para facilitar seu entendimento, e ajudá-lo a compreender como utilizar o ponto e vírgula perfeitamente, veja algumas ocasiões em que precisamos e devemos utilizar este caractere.

Utilizamos o ponto e vírgula quando há o intuito de frisar o sentido adversativo antes da conjunção, quando é necessário separar itens de uma enumeração, também para separar partes de um período, para separar orações que estejam quebradas com vírgulas, proporcionando uma pausa maior entre as orações, entre outras ocasiões.

0 voto



Larissa
25/09/09


Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook

X
Curta a página