Quando o homem deve ir ao urologista

A Urologia é uma especialidade da medicina que trata o trato urinário de homens e mulheres, além do sistema reprodutor masculino.

Como todos devem saber, o ginecologista cuida da saúde íntima da mulher e o urologista cuida do aparelho reprodutor e urinário do homem, o qual é o profissional capacitado para atuar com de diferentes problemas e doenças que possam se desenvolver. Desta forma, o urologista também se encontra relacionado intimamente com outras áreas como a cirurgia geral, a pediatria, a geriatria, a ginecologia, a radiologia e entre outras. Assim como a mulher sai do pediatra e se direciona para o ginecologista, para a manutenção da saúde por toda a vida, a grande maioria dos homens não possuem este hábito, ou seja, os homens raramente realizam algum tipo de exames periódicos, deixando de se cuidar principalmente por preconceito, fazendo com que os homens sejam o mestre na automedicação. É por estes e outros motivos que o câncer de próstata tem níveis altíssimos e consequentemente alta mortalidade no Brasil.

                       

De acordo com especialistas, o homem deve frequentar o consultório de um urologista a partir dos 18 anos de idade, sendo que a partir dos 40, realizar anualmente o exame da próstata, o denominado exame do toque para prevenir surpresas não agradáveis. É válido ressaltar que este é um exame super rápido, indolor e de grande eficácia para manter e garantir a saúde do home por toda a vida. Além disso, em alguns momentos da vida começam a surgir algumas dúvidas e o homem tem vergonha ou até mesmo receio de saná-las com um profissional, sendo que na maioria das vezes estas dúvidas podem estar relacionadas com alguma doença, a qual se torna o sintoma presente, e sem ir ao médico urologista complica-se mais o diagnóstico e o tratamento. Caso você seja um destes homens, saiba que você não precisa se esconder do mundo, sendo que o médico está em nossas vidas para ajudar, mas mesmo sabendo disso, você não pretende sair de casa para procurar um urologista, saiba que na internet existem muitos sites específicos para o homem ou para a saúde dos homens que contam com médicos urologistas online para sanar todo e qualquer tipo de dúvida, podendo assim amenizar a sua preocupação.

Buscando lhe ajudar, veja alguns casos mais comuns que fazem com que os garotos e os homens fiquem preocupados, e assim recorrer a um médico:

-Sebo no órgão reprodutor masculino: Muitos pensam que este é um problema relacionado à limpeza do órgão, sendo que para alguns casos esta pode ser a causa do aparecimento de tal sebo esbranquiçado, mas para outros não. Médicos explicam que a pele do órgão masculino, assim como toda a pele do nosso corpo passa por ciclos, o que resulta na produção de suor por transpiração, esfoliação natural e assim, ocorre a regeneração celular. Assim, nada melhor do que lavar muito bem o órgão reprodutor masculino com água em abundância, com ou sem sabonete, mais atenção quanto a isso, pois há sabonetes que podem irritar o órgão.

1 voto



Maikon
15/09/10


Mais informações por email.