Quanto tempo depois do parto pode voltar a namorar

O nascimento de um bebê requer cuidados especiais também para a mãe, por isso saiba quanto tempo depois do parto pode voltar a namorar.

Coração

Após o nascimento do bebê a maioria dos casais se pergunta: “quanto tempo depois do parto devemos esperar antes de voltar a namorar?”. Devido ao fato de o marido estar ansioso para retomar ao namoro, deve-se tomar algumas medidas de precaução para que não haja problemas futuramente.

                       

Não existe um período de tempo fixo, visto que a recuperação é diferente de mulher para mulher, porém o tempo de espera deve ser compreendido entre 30 e 40 dias. “O interior do útero estará se refazendo das mudanças ocasionadas pela gravidez”, explica Eduardo Vieira da Motta, ginecologista e obstetra do Hospital Israelita Albert Einstein, de São Paulo. Além disso, nessa fase, aumenta o risco de a mulher desenvolver algum tipo de infecção no útero. “Mas interromper o namoro não significa interromper as carícias e o contato entre o casal”, alerta Margareth Mello dos Reis, psicóloga clínica e terapeuta de casais do Instituto H. Ellis, em São Paulo.

No caso das mães que optaram pelo parto cesariana, ou se houve a necessidade de efetuar uma incisão no períneo, a chamada episiotomia, deve-se aguardar que a cicatrização dos pontos esteja completa porque, embora seja raro de acontecer, pode haver o rompimento dos pontos ou a inflamação do corte.

“E nos casos em que o uso do fórceps ou ventosas se fez necessário, o tempo de resguardo é diferente?”. Não, o tempo é exatamente o mesmo, de 30 a 40 dias, segundo os ginecologistas. Há também situações em que o bebê era grande demais, ou o parto foi demasiadamente longo. Quais as consequências e como revertê-las? O tônus muscular da região pélvica sofre uma redução, que pode ser revertida com exercícios locais, segundo a recomendação de ginecologistas e obstetras. Isso ajudará a retomar ao namoro com a mesma qualidade de antes da gravidez.

Além desses fatores físicos, há os fatores psicológicos, que podem fazer com que a mulher perca o interesse pelo namoro, voltando sua atenção quase que exclusivamente para o filho que acabou de nascer. Para isso, basta saber trabalhar o lado emocional e psicológico, e estar consciente de suas necessidades e das de seu marido para voltarem a ter uma vida a dois.

Nenhum voto, seja o primeiro



Jose Paulo
08/04/09


Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook