Regras básicas do Futebol

Você que adora torcer, chorar e vibrar com seu time de futebol, saiba que existem algumas regras básicas para todo jogo.

futebolO futebol é uma das modalidades esportivas mais praticadas no mundo inteiro, e mesmo não sabendo muito bem a origem do futebol, vários historiadores descobriram que povos antigos já praticavam jogos com bolas. O futebol conquista todas as gerações, desde os mais velhos até os mais novos gostam de bater uma bolinha. Ele também se tornou tão famoso assim porque é um esporte que não necessitas de tantos recursos, pois você pode jogá-lo em casa, na rua, no campo, sozinho, em dois, com um time… é um esporte para todas as idades e sem classe social!

Muitas pessoas torcem, assistem campeonatos, vão aos estádios e até choram pelos seus times. E pra você que não conhece muito as regras do esporte, selecionamos as principais para você ficar por dentro do esporte. Confira:

                       

Regras básicas do futebol: Número de Jogadores

seleção brasileira

Em jogos oficiais , todo time de futebol de campo deve ter 11 jogadores, sendo, 10 em campo e 1 goleiro. Também há jogadores que ficam no banco que são chamados de reservas, que ficam à disposição do técnico para que possam ser feitas alterações na escalação caso algum jogador de machuque em campo ou caso o técnico queira mudar o esquema tático ou melhorar o aproveitamento da equipe.

Regras básicas do futebol: Tempo de Jogo

juiz de futebol

Em partidas oficiais, a duração do jogo é de 45 minutos no primeiro tempo, com 15 minutos de intervalo e mais 45 minutos no segundo tempo. Também pode haver a prorrogarão que pode variar o tempo de 5 minutos até 10 minutos. Em jogos decisivos , se houver empate, a a decisão em cobrança de pênaltis, para que se possa definir quem será o ganhador. Outros critérios de desempate levam em consideração o saldo de gols das equipes em campo, ou ainda cartões amarelos e vermelhos somados pelos times durante o campeonato.

Regras básicas do futebol: Impedimento

bandeirinha de futebol

O impedimento acontece quando o jogador do ataque estiver à frente de todos os outros jogadores do time adversário e receber a bola para fazer o gol. O impedimento é dado pelo bandeirinha, uma espécie de árbitro atento à movimentação dos jogadores do ataque.  Isso acontece porque todos os jogadores têm a sua posição correta dentro de campo.

Regras básicas do futebol: Escanteio

jogador cobrando escanteio

O escanteio também é conhecido por outros nomes como tiro de canto. Uma das regras básicas do futebol acontece quando o time da defesa joga a bola para fora da linha do gol, ou o goleiro deixa a bola escapar atrás do seu gol. Daí á cobrança de bola é feita pelo time adversário nos cantos do campo, variando pelo lado da saída da bola.

Regras básicas do futebol: Arremesso lateral

arremesso lateral

Ele acontece quando um jogador chuta a bola para fora da linha do campo. Outro jogador do time adversário terá que efetuar a cobrança exatamente do mesmo ponto em que a bola saiu, mas a cobrança terá que ser com as mãos, por cima da cabeça.

Regras básicas do futebol: Faltas

falta no futebol

As faltas são dadas aos jogadores que tiveram condutas antiesportivas. Entre as regras básicas da aplicação da falta no futebol,  um jogador pode ser advertido quando tentar dar pontapé no jogador adversário, dar rasteira, saltar sobre o adversário, agredir ou tentar agredir, agarrar o adversário, cuspir no adversário, tocar na bola com as mãos. Essas faltas podem acarretar em cartão amarelo, sendo dois cartões amarelo o jogador será expulso do campo, não havendo substituição. Quando a falta é cometida dentro da área, é cobrado pênalti.

Essas são as regras básicas para o futebol de campo. As regras básicas podem mudar de acordo com a

Veja no Canal do Portal ZUN no youtube sobre jogos online grátis de futebol:

JOGOS ONLINE GRÁTIS DE FUTEBOL

Saiba mais sobre futebol

9 votos



Tainah
27/08/09



Vídeos Relacionados

Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook
    Ana Luiza Vieira - 28/04/2014

    Obrigada,me ajudou bastante!! (dever de ed.física)