Regras do handebol

O Brasil atualmente está com uma grande leva de atletas praticando o esporte e aderindo suas regras, pois o jogo está agradando.

handebolO Handebol é um esporte muito popular em outros países, principalmente na América do Norte, mas vem ganhando grande espaço no Brasil com grandes campeonatos vencidos pelas equipes brasileiras. Como em todos os esportes o handebol estabelece regras para seus jogadores e local aonde será o jogo, primeiras regras são para a realização de um jogo oficial o campo precisa ter um comprimento de 45 a 76 metros, e uma largura de 35 a 66 metros, sendo sempre retangular. Uma das outras regras são que a baliza precisa ter de largura interior 3 metros e a altura de 2 metros. No meio de cada baliza a uma distância de 9 metros, é preciso traçar uma linha paralela à do gol denominada “marca dos 9m”, veja abaixo algumas regras do handebol.

Handebol no Brasil

No Brasil a modalidade handebol ficou restrita até a década de 60, depois começou a ser praticado em escolas do país, o esporte é conhecido como modalidade de campo que foi introduzido em São Paulo por imigrantes e ganhou popularidade entre os amadores e também os expectadores do jogo, que se dedicaram para cumprir e estabelecer corretamente todas as regras do handebol.

                       

Time de handball

Regras do Handebol oficiais

Existem algumas regras em relação a duração de cada jogo de handebol que é de 60 minutos, salvo prorrogações, com dois tempos de 30 minutos. Após o intervalo as equipes trocam de lado da quadra, a exemplo do que acontece no futebol. Em casos de empate o jogo deve continuar até que se tenha um vencedor. Outras regras são, a prorrogação dura dois tempos de 5 minutos, sendo o intervalo apenas para a troca de quadras. Se o empate persistir, uma das regras a serem utilizadas é que seja jogados mais dois tempos de 5 minutos. Se o jogo continuar sem vencedor, procedem as regras vigentes no regulamento da competição. Cada equipe é composta por 12 jogadores, sendo 10 para a quadra e 2 goleiros. Durante o jogo, sete jogadores permanecem em quadra (6 jogadores e 1 goleiro) e as substituições podem ser feitas normalmente no decorrer da partida. Um detalhe: um goleiro nunca pode substituir um jogador, mas um jogador pode substituir um goleiro, essa é uma das regras mais importantes do handebol.

jogando handbol

Os jogadores devem caminhar ou correr batendo a bola no chão, como é feito nos jogos de basquete, e estas regras não podem ser infringidas. O único jogador que pode utilizar os pés para tocar na bola é o goleiro, entretanto, não deve sair da área do gol. Os atletas podem no máximo dar três passos sem quicar a bola no chão, se houver um quarto passo será penalizado. Um time não deve permanecer segurando a bola, sem tentativas de ataque, por exemplo, essas regras são estabelecidas e não podem ser desconsideradas, pois se descumpridas estas regras os jogadores são penalizados. As principais faltas são: empurrões, puxões, segurar o adversário, bater ou pular no oponente. As faltas são punidas com uma chance para o gol: o time prejudicado tem o direito de um tiro de sete metros, esta é estabelecida como uma da regras do handebol. Já as punições individuais aplicam advertências que é o aviso ao jogador de seu comportamento antidesportivo, exclusão que obriga o jogador a permanecer fora da quadra por dois minutos. Por último, a desqualificação exclui o praticante da partida definitiva, e por estar entre as regras o mesmo tem que se retirar do campo sem segunda chance.

treino de handbol

O Handebol é um esporte jogado com as mãos que se torna muito parecido com o futebol, mas com formas de jogar e as regras do Handebol são um pouco diferentes, para os que adoram jogar ou assistir uma partida a notícia boa: a Federação Brasileira vem ganhando mais espaço a cada dia no esporte e está se tornando muito popular em nosso país.

Saiba mais sobre regras do Handebol

 

1 voto



Caroline
25/08/09


Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook
    kalessio - 13/03/2014

    muito obrigado pela pesquisa

    gerson filho - 01/03/2014

    Eu achei esse site mt bom foi totalmente útil pro meu trabalho de escola...