Resumo de A Cartomante de Machado de Assis

A Cartomante de Machado de Assis nos mostra uma visão mais objetiva e pessimista da vida e as contradições humanas reveladas no resumo.

Machado de Assis

Pouco conhecido como Joaquim Maria Machado de Assis, o escritor nasceu no Rio de Janeiro no dia 21 de junho de 1839 e faleceu no dia 29 de setembro de 1908 (Rio de Janeiro) com 69 anos de idade. Machado de Assis nasceu em uma família pobre e mal estudou, além de não ter frequentado nenhuma universidade, e mesmo assim ainda nos dias de hoje é considerado o maior nome da literatura brasileira. O importante escritor escreveu praticamente todos os gêneros de textos literários, além de ter sido o introdutor do realismo no Brasil. Na sua maturidade fundou juntamente com colegas próximos a Academia Brasileira de Letras, na qual foi o primeiro presidente por unanimidade.

Além de escritor, Machado de Assis tornou-se um dos mais famosos cronistas, dramaturgo, jornalista, poeta, novelista, romancista, crítico e ensaísta. Os críticos e o público destacam Memórias Póstumas de Brás Cubas e Dom Casmurro como suas melhores obras, já o conto A Cartomante de Machado de Assis, nos mostra uma visão mais objetiva e pessimista da vida. O autor ainda faz uma análise sobre as contradições humanas nos seus personagens. Para saber mais é só conferir o resumo do livro logo abaixo.

A Cartomante de Machado de Assis resumo

Para que você conheça o enredo do livro, fique atento ao resumo. O livro A Cartomante, conta a história de um triangulo amoroso entre Vilela, Camilo e Rita. O livro começa com uma conversa entre Rita e seu amante Camilo, que ri ao saber que ela consultara uma cartomante na véspera da conversa. O motivo de ela ter ido a tal lugar era o medo de perdê-lo, mas Camilo afirma que isso não acontecerá, pois ele a quer muito. Para que seja um breve resumo, Rita é uma personagem bastante insegura e sonhadora, que acreditava em profetisas, e seu amante, Camilo, dizia ser tudo bobagem. Vilela e Camilo eram amigos de infância e Rita se casou com Vilela, porém o enganava junto a Camilo. Um dia Camilo recebe uma carta anônima dizendo que todos sabem de suas aventuras, e ele com medo, passa a frequentar menos a casa de Vilela e Rita.

A Cartomante

Vilela percebe que Camilo não o vista mais tanto quanto antes, mas Camilo dá algumas desculpas. Rita vai à cartomante que a deixa mais calma, porém, depois de algumas semanas Vilela se torna mais quieto e sério. Rita acha melhor que Camilo vá a casa deles e converse com o marido dela, pois assim poderia tirar alguma coisa dele, informação ou algo do tipo. Camilo recebe então um bilhete de Vilela dizendo para que vá logo a casa dele, e no caminho, nervoso, resolve consultar a cartomante de Rita. A cartomante demostra saber de tudo o que está acontecendo e o deixa muito tranquilo, diz que nada acontecerá, e que ele faz certo de amar Rita, pois ela também o ama muito.  Camilo vai sossegado a casa de Vilela, ao chegar, mal bate na porta e Vilela já abre e faz sinal para que ele entre. Chegando à saleta interior Camilo se choca ao ver Rita morta e ensanguentada, em seguida Vilela pega Camilo pela gola e o mata com dois tiros.

A Cartomante PDF

A envolvente história de Machado de Assis é muito conhecida, pois além de muito curiosa, envolve várias mensagens implícitas, as quais transmitem curiosidade aos leitores. Se você gostou do resumo e quer ler o Livro, veja em PDF A Cartomante, boa leitura e tire suas próprias conclusões.

lendo

Machado de Assis conquista até hoje muitos fãs de suas obras, pois foi um homem muito inteligente e que sabia lidar com as palavras. Se você é fã de Machado de Assis, não deixe de conhecer todas as suas obras, o autor é merecedor de todos os méritos recebidos.

Saiba mais de A Cartomante de Machado de Assis e resumo

3 votos



Caroline
26/06/09


Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook