Resumo de Tecido Ósseo

O tecido ósseo também faz parte do corpo humano. Conheça as funções e as características dessa parte do nosso organismo.

O tecido ósseo é altamente rígido e resistente, já que a sua função está relacionada a sustentação e proteção de órgãos vitais órgãos, assim proporciona apoio ao músculo esquelético, traduz as contrações musculares, é deposito de fosfato, cálcio e alguns íons, liberando-os de maneira equilibrada ao organismo.Este tecido é composto por células e material extracelular calcificado, o denominado matriz óssea, o que faz com que sua nutrição seja realizada através dos canalículos existentes na matriz celular, é através destes que é possível realizar a troca de moléculas e íons entre as moléculas capilares. Os ossos em sua face interna são recobertos pelo endósteo e externamente, pelo periósteo através de uma camada de tecido que conta com as osteogênicas (células). Quais são as células encontradas no tecido no tecido ósseo? Veja as logo abaixo:

-Osteoblasto: tem a função de produz matriz óssea e a capacidade de armazenar fosfato de cálcio, participando assim da mineralização da matriz, ou seja, produz a parte orgânica.
-Osteócitos: realiza o equilíbrio iônico das lacunas, ou seja, se encontram em cavidades na matriz óssea, no entanto, cada uma abriga apenas um osteócito.
-Osteoclasto: são células gigantes, móveis, multinucleadas que reabsorvem e modulam o osso. Podem ser endocondral que é responsável pela formação clássica do osso ou intramembranosa, produz a molera.

Mais sobre Resumo de Tecido Ósseo

O tecido ósseo, além de dispor de suas respectivas células, o mesmo é subdivido em dois tipos: osso compacto e osso esponjoso. O osso compacto, tem como característica o não espaço medular, porém apresenta canais que abrigam vasos sanguíneos e nervos, os denominados de canais de Volkmann e Havers, os quais se fazem presentes em quase toda a diáfise de ossos longos e na periferia de ossos curtos, e nos ossos chatos formam duas camadas, as chamadas de tábuas internas e externas. Já o osso esponjoso tem como racaterística extensos espaços medulares que formam consequentemente diversas trabéculas, o que proporciona ao osso um aspecto poroso. Este tipo de osso é facilmente encontrado na diáfise dos ossos longos, no centro dos ossos longos e nos ossos chatos separando as tábuas.

Leia mais sobre Histologia: 

 

 

27/11/10 por Maikon

   



Mais informações por email

Comentar