Resumo do Livro A Viuvinha de José de Alencar

Conheça um pouco mais sobre a vida e obras de José de Alencar, e principalmente sobre o resumo da história do livro A Viuvinha.

José de AlencarEm resumo, José de Alencar nasceu no dia 1 de maio em 1829 na cidade de Mecejana no Ceará. Ele teve uma carreira brilhante e se consolidou como romancista, dramaturgo, jornalista, advogado e político. O autor ficou conhecido quando publicou o romance “O Guarani”, no jornal Diário do Rio de Janeiro. Em resumo suas características nas obras destacam-se por colocar as tradições, lendas, mitos, religiões, rituais e culturas do povo indígena. Em resumo José de Alencar ficou conhecido como “O chefe da literatura nacional”, mas morreu aos 48 anos de tuberculose em 12 de dezembro de 1877 na cidade do Rio de Janeiro.

Veja abaixo o resumo do livro A Viuvinha de José de Alencar, e suas principais obras.

Resumo do livro

A viuvinhaEm resumo a história do livro da Viuvinha começa com um casal apaixonadíssimo chamado Carolina e Jorge. Eles se encontravam todos os dias, às oito da noite, pois era o horário que a mãe de Carolina os deixavam se encontrarem. O romance dos dois ia muito bem, eles se gostavam muito, até que Jorge descobriu por seu ex-tutor havia perdido tudo, que estava falido.

O pai de Jorge havia deixado uma grande fortuna a ele, mas quando Jorge completou seus 18 anos começou a gastar sem guardar e investir nada, e foram exatamente 3 anos para Jorge gastar tudo.

Em resumo Jorge ficou desesperado e não sabia o que iria fazer, então resolveu que iria lutar e conseguir juntar dinheiro assim como seu pai. Não contou nada para sua futura esposa e casou-se com ela no dia seguinte, mas no meio da noite Jorge fugiu deixando assim uma carta para Carolina. Ele passa a trabalhar como comerciante, e mudou seu nome para Carlos e só após 5 anos ele volta, pois conseguiu se estabelecer novamente.

Quando Jorge volta, ele vai ao encontro de Carolina e esclarece tudo, e para a sua alegria ele ficam juntos de novo, esse é o resumo do livro a Viuvinha.

Principais obras de José de Alencar

Obras de José de AlencarJosé de Alencar lançou muitas obras, e entre as mais famosas em resumo estão as do 1° Romances urbanos que são Cinco minutos (1857), A viuvinha (1860), Lucíola (1862), Diva (1864), A pata da gazela (1870), Sonhos d’ouro (1872), Senhora (1875) e Encarnação (1893, póstumo). Temos as obras em resumo do 2° Romances históricos e indianistas que são O Guarani (1857), Iracema (1865), As minas de prata (1865), Alfarrábios (1873), Ubirajara (1874) e Guerra dos mascates (1873). E por último em resumo temos 3° Romances regionalistas que são O gaúcho (1870), O tronco do ipê (1871), Til (1872) e O sertanejo (1875).

Agora que você conhece um em resumo um pouco mais sobre José de Alencar, suas obras e principalmente sobre o livro A Viuvinha, você pode escolher um bom livro dele e começar a ler e relaxar com suas maravilhosas histórias ou em resumo.

Saiba mais sobre José de Alencar e o livro A viuvinha

3 votos


Haline
21/05/09


Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook
  1. nossa esse resumo e otimo

    jaiara sena de oliveira
    12/01/14 às 5:24 pm