Resumo do que é capitalismo e socialismo

Confira um resumo sobre a diferença entre o capitalismo e o socialismo suas características e a importância desse sistema na sociedade.

Mapa mundi com bandeirasO capitalismo e o socialismo são dois tipos diferentes de sistema político-econômico, sendo que antes da queda da União Soviética, havia o mundo bipolar que contava com duas potências mundiais, em que uma, a União Soviética representava a ideologia do socialismo, e a outra, Estado Unidos representava o capitalismo, ambos apoiados por outros países que se identificavam com os sistemas. O capitalismo tem como principal intuito acumular capital a parti  r do lucro.

Já o socialismo tem base voltada para a socialização dos meios de produção, isto é, o bem comum presente na vida de todos e extinção da sociedade dividida em classes. Com estas definições básicas de cada sistema político-econômico apresentados, veja logo abaixo o resumo de algumas diferenças entre o capitalismo e o socialismo:

                       

Resumo do Capitalismo

O capitalismo é um sistema em que os meios de produção pertencem a uma propriedade privada no qual um único sistema define a maioria, o controle de produção, propaganda e venda do produto está em poder dos donos do sistema. O estabelecimento do domínio parcial ou total de todos os meios de produção, independente do seguimento são produzidos por iniciativa particular no sistema capitalista. O objetivo do capitalismo é acumular capital (lucro) proveniente do trabalho do proletariado.

O sitema também tem como característica a divisão da sociedade em classes sociais, de um lado encontra-se uma minoria, são os verdadeiros “capitalistas” e de outro lado os trabalhadores que vendem seu trabalho em troca de um salário, na maioria das vezes, mensal.

capitalismo

Resumo do Socialismo

O socialismo se baseia no desejo de justiça e de liberdade, de forma inclusiva. No sistema socialista o controle é realizado pelo estado administrando e distribuindo bens e é caracterizado pela igualdade para todos os cidadãos. Muitos socialistas criticam o capitalismo, pois concentram injustamente a riqueza e o poder nas mãos de poucos que controlam a sociedade. Os socialistas defendem a ideia da nacionalização completa dos meios de produção, ou seja, distribuição e troca juntamente com o controle estatal do capital com uma economia de mercado.

O socialismo é ainda adotado por alguns países, como Cuba, o qual levando em consideração a sua prática, o país se torna fechado e o povo não possui direito a democracia, e diferentemente do que se esperava, os cidadãos não possuem qualidade de vida e nem dignidade. Desta forma, com o socialismo quem mais se beneficia é o governo e sua cúpula.

socialismo

O capitalismo e o socialismo se referem a conceitos opostos, contudo, em uma análise mais detalhada é possível constatar e considerá-los complementares, mesmo com suas grandes diferenças, já que o capitalismo está associado ao liberalismo, conta com uma justiça mais rígida e que enfatiza a igualdade independente do merecimento individual. Por este motivo, é comum encontrar defensores de conceitos socialistas e defensores de conceitos capitalistas na mesma sociedade.

Para saber mais sobre capitalismo e socialismo confira o vídeo do YouTube: Qual a diferença entre Socialismo e Capitalismo?

RESUMO TEÓRICO - Qual a diferença entre Socialismo e Capitalismo?

Leia mais sobre mundo:

4 votos



Jessica Lemos
09/11/10


Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook
  1. Gostei :)

    Stéphany
    15/02/14 às 5:46 pm
  2. gostei pq ta bem resumido


    30/01/14 às 9:52 pm