Riscos da gravidez na adolescência

A cada ano cresce o número de jovens grávidas em todo o mundo. Veja quais os riscos da gravidez na adolescência para mãe e o bebê.

Gravidez na adolescência

A adolescência é uma etapa do desenvolvimento humano, que é caracterizado por várias alterações físicas, psíquicas e sociais, sendo também uma fase conturbada, muitas vezes em razão das várias descobertas, ideias opostas e também pela formação de identidade do jovem. A adolescência é a fase de transição da infância para a idade adulta, por isso várias alterações são percebidas no organismo, fisiológica, pensamentos e também nas atitudes.

                       

Quando ocorrem adolescência e gravidez juntas pode acarretar sérias consequências para todos os envolvidos, principalmente para a jovem grávida. Veja quais são riscos da gravidez na adolescência.

Porque as jovens engravidam tão cedo?

De acordo com uma pesquisa realizada pela OMS (Organização Mundial de Saúde), uma em cada cinco meninas engravida até os 18 anos de idade em todo o mundo. Em números totais, representa cerca de 16 milhões de adolescentes grávidas. Vários fatores contribuem para este número, o primeiro é que em muitas regiões, as mulheres são forçadas a casar e ter filhos muito cedo, por exemplo, em países mais pobres como a África do Sul, mais de 30% das adolescentes se casam e tem filhos antes de completar 18 anos.

Outro fator que contribui para o alto índice de gravidez na adolescência é que muitas adolescentes, principalmente as que moram em regiões mais afastadas e de difícil acesso acabam engravidando porque não sabem como evitar uma gestação ou não tem acesso aos meios contraceptivos. Outro fator que também leva a uma gestação precoce é a insegurança das jovens em relação a não agradar ao parceiro, já o menino tem medo de falhar. Então concluímos que mesmo sabendo como evitar uma gravidez, a situação de medo e insegurança, aliada ao pouco tempo de intimidade com o parceiro, dificulta e muito a possibilidade de um diálogo entre ambos.

Grávida de vestido

Quais os riscos da gravidez na adolescência?

Segundo dados atuais mais de 500 mil mulheres morrem devido a alguma complicação na gravidez e também no parto. Para cada mulher que morre outras vinte desenvolvem algum tipo de infecção e graves problemas, somando mais de 10 milhões de mulheres afetadas a cada ano. Mais de 70 mil mortes está relacionado com a gravidez e parto em adolescentes entre os 15 e 19 anos, sendo que abaixo dos 15 anos os riscos são considerados mais elevados.

Isso ocorre porque o corpo da adolescente ainda não está totalmente preparado para desenvolver um bebê, podendo sofrer várias consequências como eclampsia (convulsões), parto prematuro, fístula (interligação de áreas diferentes), parto obstruído, anemia, parto prolongado, baixo peso do bebê, desnutrição, morte do bebê e até a morte materna.

Riscos de gravidez na adolescência

A melhor maneira de evitar a gravidez na adolescência ainda é a conversa, por isso os pais, escolas e sociedade devem orientar com palestras educacionais de como evitar a gravidez.

Saiba mais sobre gravidez

2 votos



Haline
08/05/09


Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook
    luziaacs - 25/02/2014

    qual o contra do diu o que ele causa