Saiba como se livrar de piolhos e lêndeas

Os piolhos e lêndeas são insetos que procriam com facilidade, saiba que é preciso de alguns cuidados para se livrar deste inseto. Veja!

Menino com coceira na cabeçaOs piolhos são insetos que medem aproximadamente de 4 a 5 mm, com uma coloração acinzentada e são classificados como ectoparasitas. Em média a vida de um piolho é curta, a fêmea vive aproximadamente 1 mês, porém neste pouco tempo pode produzir 10 ovos diários que são chamados de lêndeas, ao contrário do que muitos pensam a lêndea não é o feminino do piolho e sim o ovo, existem os piolhos machos e fêmeas e os ovos ou lêndeas.

A doença de infestação de piolhos é chamada de pediculose e depois da gripe é a doença mais comum em crianças com idade escolar. Confira nos tópicos abaixo como é a transmissão, como evitar o aparecimento dos piolhos nas crianças e como é o tratamento para o problema.

Piolhos e lêndeas na escola: como se transmite?

Crianças em escola lendo

No período escolar, estima-se que em cada 10 crianças 4 possua pediculose, porém é preciso lembrar que o piolho ao contrário do que a maioria pensa não pula e não voa. A transmissão acontece pelo fato de que as crianças obtêm extremo contato físico durante atividades escolares, por este motivo transmitem e recebem o piolho com mais facilidade que os adultos.

O piolho pode também passar de uma criança para a outra através de objetos como chapéu, roupa, toalha, tiaras de cabelos, pentes, escovas e roupas de cama, então é necessários que a mãe saiba lembrar as crianças de como evitar e se livrar dos piolhos.

Dicas de como se livrar de piolhos e lêndeas

Passando pente fino em cabelo de criança

Primeiramente é preciso ressaltar que o piolho não significa falta de higiene da criança, ao contrário este pode infectar qualquer ser humano quando existem possibilidades. A retirada do piolho geralmente é feita com um pente fino retirando um a um para que assim possa amenizar a coceira da cabeça de seu filho, é preciso ressaltar que o comprimento dos cabelos não interfere na quantidade ou probabilidade de seu filho possuir piolhos e lêndeas, então não e necessário que corte o cabelo da criança por este motivo.

Para se prevenir analise a cabeça de seu filho todos os dias para que se acaso encontrar algum piolho possa realizar a retirada para que este não procrie e se torne uma infestação, dificultando ainda mais o fim do problema.

Tratamento ideal para se livrar de piolhos e lêndeas

Garota com máscara no cabelo

Hoje em dia existem diversos tratamentos e medicamentos para acabar com os piolhos e lêndeas, o piolho nada mais é do que um inseto e o tratamento é feito com inseticidas que podem estar em shampoos, cremes e loções especiais para o tratamento.

Existem também medicamentos de dose única que são indicados por especialistas para que ocorra o término destes insetos indesejáveis na cabeça da criança, saiba porém que é preciso ressaltar que se acaso encontrar algumas lêndeas após o tratamento não significa que este é falho e sim que os resíduos dos ovos ainda estão ali. Mesmo com o tratamento é necessário que efetue a limpeza da cabeça, pois alguns destes insetos podem não sair com a medicação e permanecerem na cabeça.

As coceiras causadas pelos piolhos não ocorrem pelo fato de mordidas e sim um efeito alérgico causado a pele pela saliva do piolho enquanto suga seu alimento e devido à coceira ocorre a produção de feridas no couro cabeludo.

Confira o vídeo abaixo e saiba mais como tratar e prevenir o piolho através de uma entrevista com uma dermatologista.

Saiba como tratar e prevenir o piolho

Saiba mais sobre piolhos e lêndeas

2 votos


Talita
24/04/09


Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook
  1. Oi eu chamo-me Beatriz tenho 11 anos e tenho piolhos e lendias ,comecei a ter assim que começou a escola , por favor ajudem-me a livrar destes malvados bichos.

    Beatriz
    10/01/14 às 6:34 pm