Saúde das unhas

Cuidar das unhas não é só passar esmalte! Elas podem indicar doenças e precisam de muitos outros cuidados para estar saudáveis!

As unhas não são apenas mais um item de beleza, mas você sabia que elas também servem para proteger nossos dedos?! Exatamente! Elas têm a função de proteger o tecido, além também de serem capazes de indicar quando algo está errado com o nosso corpo!

Unhas

Cuidar das unhas é muito importante, pois quando elas estão fracas, é sinal que há algo de errado em nosso corpo, como a falta de nutrientes, por exemplo. E claro, também precisamos cuidar para que elas fiquem sempre bonitas!

Mais sobre saúde das unhas

Quer ver algumas dicas de como cuidar das unhas?!

Unhas fracas

As unhas ficam fracas principalmente quando há uma queda nutricional no nosso corpo. Ou seja, quando falta algum nutriente, as unhas enfraquecem, além também de causar queda e quebra de cabelo e ressecar a pele.

Unhas - fortalecedor

Quando os níveis de ferro, biotina e proteína estão muito baixos, as unhas sentem e começam a enfraquecer, quebrando com muito mais facilidade. E qual a melhor forma de resolver isso? Com a alimentação, é claro.

Incluir alimentos saudáveis em seu cardápio é primeira maneira que encontramos de cuidar das nossas unhas. Bases com vitaminas também são boas para ajudar a cuidar das unhas.

Como fortalecer as unhas

A primeira dica para fortalecer as unhas você já aprendeu: alimentação. Inclua alimentos que possuam ferro e proteína, assim você já começa a notar resultados.

Porém, outras dicas também ajudam durante o processo, como por exemplo, a limpeza das unhas. Durante o dia a dia, as unhas acabam acumulando sujeira embaixo delas, que precisam ser retiradas.

Lixando as unhas

As unhas também podem enfraquecer quando utiliza esmaltes em excesso. O bacana é  deixar as unhas um pouco sem ele.

Você também vai encontrar produtos que ajudam a fortalecer as unhas. Prefira por produtos que não contenham formol, normalmente eles são compostos por vitaminas e outros nutrientes que ajudam a manter as unhas nutridas e saudáveis.

Dicas para fazer a unha

Fazer a unha não é somente lixar e pintar! Você precisa começar cuidando da saúde delas com as dicas que você já aprendeu aqui!

Afastando cutícula

Mas para ajudar a deixá-las super bonitas, é claro que daremos mais dicas!

Ao fazer as unhas, certifique-se que o material utilizado está devidamente limpo e esterilizado! Depois disso, corte no tamanho desejado e lixe com cuidado. As cutículas são responsáveis por cuidar e proteger as unhas, elas também ajudam a fortalecê-la! Por isso você nunca deve retirá-la, se te incomodar muito, afaste-as ou não tire tudo. Outra forma é sempre hidratar as cutículas para que elas não ressequem e acabem ficando com uma aparência de desleixo – e às vezes até machucam.

Unhas feitas

Antes de pintar, passe uma base com vitaminas. A base é fundamental para cuidar e proteger as unhas dos esmaltes e suas composições. Além disso, você nunca deve usar acetona quando for retirar – o esmalte ou os borrões. O ideal é utilizar removedores de esmalte, muitos até hidratam suas unhas!

E uma última dica: é comum arrumar as unhas quebradas com cola, mas não faça isso! Ao colar uma unha, se ela enroscar em alguma coisa como roupa ou até no cabelo, pode até machucar. O correto é cortar a unha quebrada e arrumar as outras para ficar igual.

Você sabia que as unhas também pode mostrar que você tem algum problema de saúde? Conhece os problemas mais comuns que podemos ver através das unhas:

Saiba mais sobre as unhas:

07/04/16 por Ananda Morales

   



Mais informações por email

Comentar