Sintomas de lombrigas em adultos

Saiba o que são as lombrigas, como é feita a contaminação, principais sintomas e qual o melhor tratamento e meio de prevenção.

Sintomas de lombrigas

Lombriga é um tipo de verminose intestinal, causada pelo parasita Ascaris lumbricóides. Este parasita possui um corpo cilíndrico e alongado, de aspecto liso e brilhante com uma cor que varia entre o branco e o amarelo, além de possuir uma boca em uma das suas extremidades com três grandes lábios. A reprodução das lombrigas é sexuada, ou seja, é um processo que envolve a fusão de gametas de organismo da mesma espécie, dando origem a um ou mais organismos geneticamente diferentes dos progenitores. As lombrigas fêmeas são maiores que os machos, lembrando que este parasita pode medir de 15 a 40 centímetros, sendo que o número de lombrigas em uma mesma pessoa pode chagar a 600.

                       

Quais as fontes de contaminação da lombriga?

A contaminação com a lombriga pode ser através da ingestão de água ou alimentos de preferência frutas e verduras infectados com os ovos. Depois dos ovos serem ingeridos, as larvas são liberadas no intestino delgado e alcançam o sistema circulatório, chagando assim ao fígado, pulmão e coração onde sofrem mudanças de cutícula e também aumentam de tamanho.

Nos pulmões, as larvas absorvem nutrientes e oxigênio em abundância para garantir seu crescimento. Quando crescem muito, as larvas sobem em direção à faringe, onde a maioria é engolida. Elas vão em direção ao tubo digestivo e alcançam o intestino delgado, local onde irão completar o seu desenvolvimento até a fase adulta. Já na fase adulta, inicia-se o acasalamento, após esse processo a fêmea faz a liberação de ovo, cerca de 15.000 por dia, grande parte será eliminada com as fezes. Todo esse processo dura em média 2 meses.

Pés no barro

Quais os sintomas da lombriga em adultos?

Quando a lombriga ainda está em seu estágio larval, ela pode migrar para várias partes do corpo, causando danos viscerais, peritonite (inflamação no peritônio que é o tecido fino que reveste a parede interna do abdômen e que cobre outros órgãos abdominais), inchaço no fígado ou baço, toxidade e pneumonia.

Quando a infestação é muito grande no indivíduo pode causar deficiência nutricional, dor de barriga, diarreia, náuseas, falta de apetite e em alguns casos mais sérios pode fazer a obstrução do intestino, obstrução do duto biliar e obstrução do duto pancreático que na maior parte dos casos pode ser fatal.

Dor na barriga

Qual o tratamento e prevenção das lombrigas?

O tratamento é feito através de remédios de via oral que imobilizam e matam a lombriga. A prevenção da lombriga é feita com a eliminação segura dos desejos humanos, proteção de alimentos da sujeira e solo, lavar muito bem os vegetais, frutas, legumes, além das mãos. Ter uma boa higiene e adotar medidas de saneamento básico.

Lavando os alimentos

A infecção por lombriga está mais presente em países de clima tropical e subtropical e de terceiro mundo.

Saiba mais sobre contaminação de vermes

3 votos



Haline
05/05/09



Vídeos Relacionados

Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook