Sistema circulatório animal

O corpo humano e o corpo animal possuem estruturas diferenciadas, alguns casos se parecem, mas cada um possui suas características.

O sistema circulatório possui grandes semelhanças com o sistema do ser humano, no entanto, existem algumas variações anatômicas que sofrem modificações, não apenas quando realizamos a analogia entre o humano e o animal, mas também entre as espécies. É composto por um conjunto fechado de órgãos, sangue, vasos venosos e linfáticos, e artérias. A principal função do sistema circulatório é de realizar o transporte de oxigênio e nutrientes aos tecidos e órgãos do organismo, e também de excretar gás carbônico. Como muitos estudantes confundem artérias com veias, é interessante deixar bem claro que as veias são vasos que chegam ao coração, enquanto as artérias são vasos que saem do coração.

Há também que complica a situação dizendo que sangue venoso é ruim, esta afirmação não é das mais erradas, no entanto, é mais correto afirmar que o sangue venoso é pobre em oxigênio e rico em gás carbônico, e o sangue arterial é rico em oxigênio e pobre em gás carbônico. Tendo estas definições em mente, saiba que existem três tipos de circulação, a grande e a pequena, e a circulação portal, sendo esta última a responsável pela nutrição. A circulação pulmonar (pequena) é aquela que percorre o ventrículo direito (lado do coração pobre em oxigênio), segue para o pulmão para a realização da hematose (troca gasosa, gás carbônico por oxigênio) e continua até o átrio esquerdo (lado do coração rico em oxigênio). A grande circulação se inicia pelo ventrículo esquerdo, percorre todo o corpo e volta pelo átrio direito. Já a circulação portal consiste em nutrientes que saem do gastro-intestinal e se direcionam para o fígado, onde são metabolizados, e posteriormente para as veias cavas, caudal e cranial.

O coração animal e humano, ambos contam com quatro câmaras responsáveis pelas circulações, sendo elas: átrio direito, ventrículo direito, átrio esquerdo e ventrículo esquerdo. Pelo fato do lado direito ser pobre em oxigênio, o mesmo é caracterizado de metade venosa, enquanto a esquerda é denominada de parte arterial. Estas câmeras são dividas internamente por septos, os quais se totalizam em três: atrioventricular, interatrial, e interventricular. O coração é um órgão composto por músculo estriado cardíaco, bomba muscular e miocárdio, e é envolvido pelo pericárdio, membrana serosa.

Mais sobre Sistema circulatório animal

Leia mais sobre animais




Maikon
27/11/10

Mais informações por email.

Comentar sobre Sistema circulatório animal