Sistema digestivo dos ruminantes

O sistema digestivo humano e animal podem ser bem diferentes. Entenda como é o processo digestivo dos animais ruminantes.

A digestão dos ruminantes é feita através de um mecanismo particular, o qual é diferenciado dos outros animais, como os mamíferos, por exemplo. Os animais ruminantes possuem uma alimentação rica em vegetais, desta forma, são considerados herbívoros, os denominados consumidores de primeira ordem. Ao longo de seu aparelho digestório, os ruminantes contam com protozoários e bactérias que auxiliam na digestão química da celulose, sendo o polissacarídeo responsável pela estruturação da parede celulósica das células vegetais, proporcionando maior aproveitamento energético a estes animais. Os órgãos que estão envolvidos neste processo digestivo são responsáveis pela digestão mecânica dos alimentos, a qual resulta na fragmentação dos alimentos ingeridos, a princípio através da mastigação realizada na cavidade bucal. Quanto ao dentes, estes essencial item na digestão alimentar são homodonte, ou seja, os dentes possuem formatos iguais e a função de maceração, operação que consiste em empapar algo em um líquido para extrair os produtos solúveis. Seguindo o seu caminho, a começar pela cavidade bucal, o alimento se direciona para o rúmen ou pança através do esôfago, e após ser processado, o bolo alimentar recém formado é transportado para o próximo compartimento que recebe o nome de retículo ou barrete, o qual tem comunicação com outra cavidade, o omaso ou folhoso, que por sua vez direciona o bolo alimentar para o abomaso ou coagulador.

Desta forma, toda a extensão do aparelho digestivo dos animais ruminante sé composta por um conjunto de quatro cavidades, sendo assim caracterizada: rúmen, retículo, omaso e abomaso, e seu funcionamento subdividido em duas etapas. Na primeira etapa o alimento é mastigado e assim é enviado para o rúmen e para o retículo, já na segunda etapa, o bolo alimentar é regurgitado e volta a boca através de contrações semelhantes as que provocam o vômito. Assim é mastigado novamente e posteriormente é deglutido em direção ao omasso e abomasso. Quais são os animais ruminantes, ou seja, quais são os animais que possui este sistema de digestão alimentar? Dentre eles destacam-se: os carneiros, os bovinos e os camelos.

Leia mais sobre animais

26/02/11 por Maikon

   



Mais informações por email

Comentar