Sistema muscular animal

O corpo é cheio de ossos, artérias, músculos entre tantas outras partes que também são importantes. Conheça a musculatura dos animais.

O sistema muscular dos animais é formado por um conjunto de músculos que tem como principal finalidade oferecer movimentos, tanto internamente quanto externamente e também, voluntariamente ou involuntariamente. O sistema muscular dos animais vertebrados é constituído por três tipos de músculos, sendo eles: liso, estriado e cardíaco. A musculatura lisa é de contração involuntária e lenta, a qual é constituída por células fusiformes monocelulares, e é encontrado nas paredes de órgãos ocos, como vasos sanguíneos, útero, bexiga e trato intestinal, sendo que a sua presença se faz nestes e outros órgãos, devido as suas contrações peristálticas que são controladas pelo Sistema Nervoso Autônomo automaticamente, e assim tem a função de impulsionar o bile, o esperma, a urina, o sangue e outros. O músculo estriado é formado por células musculares chamadas de fibras musculares, as quais são interligadas por tecido conectivo, tendo assim caráter voluntário ou não, e é inervado por neurônios motores. Possui terminações nervosas para a dor e conta com proprioceptores que são responsáveis pelos movimentos e pela manutenção da postura corporal, e pode ser do tipo estriado cardíaco ou estriado esquelético. Já o músculo estriado cardíaco é um tecido muscular que compõem a camada muscular do coração, a qual é denominada de miocárdio, sendo que o coração é composto por três tipos de músculos: ventricular, atrial e fibras musculares excitatórias e condutoras.
A movimentação dos músculos é controlada pelo Sistema Nervoso, o qual recebe as informações do corpo e reage em relação a elas, e é com grande facilidade que o Sistema Nervoso percebe que há um problema ou modificação no organismo. Desta forma, da mesma maneira que muitos seres desejam ter uma vida saudável, é preciso que os mesmos também tenham um Sistema Nervoso saudável, sendo que para se ter um Sistema Nervoso saudável é necessário ter um Sistema Craniossacral em bom funcionamento. Assim, quando o Sistema Craniossacral funciona corretamente, o Sistema Nervoso também funciona e, desta maneira, todo o sistema muscular funciona melhor. Nos músculos existem as chamadas inserções musculares, as quais são o ponto em que o músculo se fixa, ou seja, nos membros pode-se dizer que há a inserção proximal e distal. Mas as inserções musculares também se fazem presentes em regiões tendinosas intercaladas ao longo do trajeto das fibras do ventre muscular, como por exemplo, as inserções tendíneas.
A nomenclatura dos músculos não é das mais complicadas, sendo que o músculo recebe o nome em relação aos seguintes critérios: forma, número de cabeças, função, localização e, união de dois ou mais destes critérios. Um músculo ou grupo muscular possui uma ação principal e ações acessórias, isto é, o músculo principal de um movimento é conhecido como agonista e os músculos que auxiliam neste movimento são os sinergistas, e os quais se opõem ao movimento são denominados de antagonistas. Desta forma, os músculos têm a capacidade de atuar como abdutores, extensores, flexores, adutores, pronadores, rotatores, supinadores, abaixadores e elevadores.

Mais sobre Sistema muscular animal

Leia mais sobre animais

09/11/10 por Maikon

   



Mais informações por email

Comentar