Tecido Adiposo e suas funções

O tecido adiposo é uma diversidade de tecido conjuntivo, o qual é composto por células que armazenam energia na forma de lipídeos (gordura) em seu interior, mais precisamente, no citoplasma. A grande maioria destas células possui forma esférica e de tamanho superior que as demais. Este tecido se encontra sob a derme (camada mais profunda da pele), o qual resulta na formação da chamada hipoderme, mais conhecida como região de armazenamento de calorias. Tem como principal função de ser uma ótima reserva de energia para o organismo, além de atuar como um ótimo isolante térmico e como um bom amortecedor, impedindo que fortes impactos cheguem aos órgãos, e assim, os danifiquem. Este tecido pode ser subdivido em dois tipos, tecido adiposo unicelular e tecido adiposo multicelular.

O adiposo unicelular apresenta células com forma esférica, as quais em seu interior contam com grande quantidade de lipídios, em apenas uma gota. Além disso, possui núcleo achatado e citoplasma periféricos, e as substâncias essenciais são menores que a de outros tecidos. A cor deste tecido adiposo pode variar entre o branco e o amarelo escuro, e é encontrada no recém-nascido com espessura uniforme, enquanto nos adultos o acúmulo ocorre em diferentes posições, e esta distribuição é equilibrada pelos hormônios. Já o adiposo multicelular apresenta células menores do que a unicelular, sendo constituída por inúmeras gotículas espalhadas por todo o citoplasma das células. Estas são encontradas em grande quantidade em animais hibernantes e recém-nascidos, tendo como principal função, proporcionar calor.

O lipídio é a mais complexa gordura, e por este motivo, pessoas que possuem excesso de gordura possuem dificuldade em perdê-lo, sobretudo, os pneuzinhos que se acumulam no abdômen e barriga. O tecido adiposo é formado pelas células chamadas de adipócitos, as quais produzem e armazenam gordura, tendo também como função a proteção anti-choque, papel energético e capacidade de modelar a pele. Esta aí, um resumo bem explicado sobre o tecido adiposo, espero ter ajudado!

Nenhum voto, seja o primeiro


Maikon
27/11/10


Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook