Tecido ósseo resumo

Conheça algumas características do tecido ósseo do corpo humano, ele é fundamental para sustentar os tecidos moles e órgãos vitais.

O tecido ósseo tem como principal função proporcionar a sustentação dos tecidos moles e dos órgãos vitais, além de apoio para o músculo esquelético, ponto de inserção dos músculos, movimento, produção de células de sangue e é depósito de cálcio e determinados íons, realizando a liberação destes de maneira equilibrada ao organismo. É um tecido conjuntivo constituído por células e substâncias rígidas, tendo aproximadamente 15% do peso do corpo, sendo que dentre os seus principais componentes que o constituem destaca-se a fraca inorgânica, como magnésio, fósforo, sais de cálcio e outros, e também pela porção orgânica, isto é, a matriz. O tecido ósseo conta com substâncias intercelulares e fibras de glicoproteínas e colágenas em abundância, o que proporciona certa flexibilidade. O seu material extracelular é calcificado, a denominada matriz óssea, o que exige que a sua nutrição seja realizada através de canalículos, onde é feita a troca de moléculas e de íons entre os capilares. Em sua forma interna, os ossos são recobertos pelos endósteo e externamente pelo periósteo, sendo que em sua organização macroscópica pode-se observar que existem duas regiões diferentes no interior o osso, sendo a região esponjosa e região compacta, as quais tem a mesma composição histológica.

Este tecido é constituído por células ordenadas em lacunas paralelas ou em lamelas concêntricas que possuem camadas circunscritas através de um eixo central, o chamado canal de Havers. Já em relação às células que compõem este tecido, estas podem ser:

-Osteoclastos: Estas são células gigantes, multinucleadas e móveis que reabsorvem a modulam o osso, podendo ser endocondral, as quais são responsáveis pela formação clássica do osso, ou então, intramembranosa que produz ossos chatos durante o período embrionário, responsável pelo crescimento dos ossos curtos e pelo espessamento dos ossos longos.
-Osteócitos: Estas células são responsáveis pelo equilíbrio iônico das lacunas, isto é, se localizam nas cavidades na matriz óssea, mas cada uma abriga apenas um osteócito.
-Osteoblastos: Estas células são responsáveis pela produção da matriz óssea e é capaz de realizar o armazenamento de fosfato de cálcio, desta forma, participa da mineralização da matriz produzindo a parte orgânica do tecido ósseo.

Mais sobre Tecido ósseo resumo




Maikon
27/02/11

Mais informações por email.

Comentar sobre Tecido ósseo resumo

Destaque

Tecido Adiposo e suas funções

Tecido Adiposo e suas funções