Tipos mais comuns de câncer

O câncer é uma doença que acaba com a vida de milhares de pessoas pelo mundo. Alguns são mais comuns de acontecer, veja alguns.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS),o câncer a doença de maior incidência no Brasil, a qual conta com mais de 100 tipos de doenças que afetam tecidos e órgãos, sendo que todos possuem em comum a multiplicação celular de forma anormal, assim esta divisão descontrolada compõem os conhecidos tumores. As células cancerígenas podem se localizar em apenas uma região do corpo, mas também podem se espalhar para demais regiões do organismo a partir do processo denominado de metástase. Ainda segundo a Organização Mundial da Saúde, os mais comuns tipos de câncer são: câncer de pulmão, câncer de mama, câncer colo-retal, câncer de estômago e câncer de fígado, em que juntos correspondem por aproximadamente metade dos novos casos de câncer que aparecem em todo o mundo todos os anos. Mas, você já parou para pensar qual é o motivo desta doença assustar tanta gente? Podendo aparecer em qualquer parte do corpo em decorrência da mutação e divisão descontrolada da célula, como já dito, as células doentes tem a capacidade de induzir o desenvolvimento de novos vasos sanguíneos para se alimentar e ao chegar à metástase, utilizam este caminho abertos para se locomover e assim se espalhar por todo o corpo.

Quanto a capacidade de matar, o câncer depende de diversos fatores, como por exemplo, a característica do próprio câncer, isto é, a velocidade que o mesmo cresce e invade demais órgãos e tecidos, além da letalidade que depende da capacidade que cada organismo possui para reagir e combater a doença. Há também, a existência de algum tipo de tratamento eficaz, sendo que quanto a isso a grande maioria pode se manter ‘sossegado’, pois existem muitas cânceres, como por exemplo, o de testículo que antigamente era letal, mas atualmente já conta com probabilidade de cura de até 95%. No entanto, isso não faz com que especialistas e pesquisadores fiquem parados, pois atualmente estes vêm investindo cada vez mais em duas grandes áreas de busca com a finalidade de encontrar a cura definitiva para a doença, sendo que uma destas linhas de pesquisa aposta na tentativa de cortar o suprimento de sangue do câncer, matando assim as células doentes devido à falta de alimentos. A segunda linha de pesquisa atua com a ideia de reconhecer as células cancerosas para eliminá-las. Veja logo abaixo, mais detalhes sobre o câncer mais comum em todo o mundo:

Mais sobre Tipos mais comuns de câncer

O câncer de pulmão conta com mais de 1,2 milhões de novos casos a todo ano, sendo que além de ser o tipo de câncer mais comum em todo o mundo, é também o que mais mata. É muito perigoso pelo fato de aparecer geralmente acompanhado de outras doenças associadas com o cigarro, como por exemplo, a enfisema, que reduz a capacidade pulmonar e pode tornar mais inviável uma cirurgia e tratamento em casos não avançados. Os principais sintomas do câncer de pulmão são: escarro com sangue, tosse, falta de ar, dor no tórax e inflamação nos brônquios. Para se ter uma ideia, cerca de 90% dos casos de câncer de pulmão são originados pelo tabagismo, tal vídeo que atinge um terço da população mundial.

Saiba mais sobre câncer

26/10/10 por Maikon

   



Mais informações por email

Comentar