Trabalhos Acadêmicos

Trabalhos Acadêmicos

Todos sabem que os trabalhos acadêmicos são trabalhos mais sérios e que necessitam de maior dedicação quanto a sua elaboração, sendo que não é bicho de sete cabeças, isto é, são textos criados a partir de processos ligados a sua elaboração no âmbito de ensino, pesquisa e extensão universitária. Os trabalhos acadêmicos possuem diversos propósitos, sendo que podem ser apresentados, contestar, recuperar, difundir ou demonstrar o tema estudado. Além disso, existem diferente tipos de trabalhos acadêmicos, sendo que os trabalhos considerados longos são: tese, dissertação, monografia e TCC (Trabalho de Conclusão de Curso). Já os trabalhos acadêmicos curtos são os relatórios, resenhas, artigos e a comunicação.

             

Geralmente, os trabalhos acadêmicos maiores contam com uma estrutura mais ou menos homogênea, nas quais devem ser apresentadas na ordem com apenas mínimas variações. Já quando estes trabalhos são transformados em livros, a estrutura é a mesma, mas conta com algumas variações formais. Variando eventualmente, os itens pré-textuais e pós-textuais e também as distintas orientações e interpretações, no qual não existe falta de variedade dos critérios das normas e instituições.

Mas a estrutura de um trabalho acadêmico é sempre haver um pré-texto, e texto contendo a introdução, desenvolvimento e conclusão. Além disso, se faz necessário a criação de um pós texto, isto é, referência bibliográfica ou bibliografia, além de apêndices ou anexos. De acordo com especialistas, deve-se conter também a denominada sustentação ao texto, por exemplo, roteiro de entrevista, questionário aplicado, lei discutida no corpo do texto ou até mesmo uma observação. Você está na elaboração de seus trabalhos acadêmicos? Que tal uma ajuda? Então, utilize o Google Acadêmico (www.scholar.google.com.br) para realizar suas pesquisas sobre o assunto solicitado pelo professor.

0 voto



Maikon
18/05/10


Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook