Vermifugação de cães e gatos

O seu animalzinho de estimação precisa de muitos cuidados. Pode ser um cão ou ate um gato, mas vermifugação é necessária.

Muitos donos de animais, assim como cães e gatos, não sabem ou não dão a importância devida para a vermifugação do animal, sendo que estes não sabem que a grande maioria dos parasitas que colocam em risco os animais são os denominados zoonóticos, isto é, parasitas que causam enfermidades aos seres humanos. Geralmente, os sintomas e as lesões estão associados com a espécie do parasita e também com a quantidade do mesmo no organismo do animal. Caso você não saiba como vermifugar seu animal de estimação, veja logo abaixo o esquema de vermifugação, mas para melhores resultados e garantia da saúde de seu animal, procure um médico veterinário:
-Para os filhotes de mães não vermifugadas: A primeira dose de vermífugo deve ser realizada aos 21 dias de idade. A segunda aos 36, e a terceira aos 57 dias de idade. Em seguida, repete 1 ou 2 vezes antes do término das vacinas, que geralmente é com 150 dias. Assim, após 60 dias é necessário que você realize o exame de fezes, o chamado coproparasitológico.
-Para os filhotes de mães vermifugadas: A primeira dose de vermífugo deve ser realizada com 40 a 35 dias de vida e após 15 dias a dose deve ser repetida. Se repete 1 ou 2 vezes ao longo da vacinação. Assim, após 60 dias é preciso realizar o exame de fezes, o coproparasiotológico.
-Para os cães e gatos adultos: A vermifugação deve ser realizada de 2 a 3 vezes por ano.
É válido ressaltar que a vermifugação é essencial para todos os cães e gatos, sendo que deve ser realizada logo nos primeiros dias de vida do animal e durante a fase adulta, pelo menos 1 vez ao ano. No entanto, a frequência da vermifugação vai depender do ambiente em que o animal vive e a quantidade de animais existentes no mesmo ambiente. E mais importante, o seu animal de estimação pode ser vacinado apenas quando ele estiver totalmente livre do parasita. Dentre os sintomas que podem indicar a verminose encontram-se: falta de apetite, vômito, emagrecimento, anemia, fezes com sangue, sintomas de pneumonia e tosse. Estes são os sintomas mais comuns e que são resultantes pelo aparecimento dos vermes parasitas no intestino do animal, no entanto, há parasitas que circulam pelo corpo atingindo ainda os pulmões. Um sintoma muito comum e perceptível é a barriga estufada ou abdômen distendido, além de fezes amolecidas e diarréias.

                       
Nenhum voto, seja o primeiro



Maikon
23/08/10


Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook