Veterinario dermatologista

A dermatologia veterinária é mais uma das áreas específicas de um Médico Veterinário, sendo esta uma das mais praticadas geralmente em clinicas de animais de pequeno porte, não apenas pelo fato de haver maior frequência de dermatites, o qual representa cerca de 40% das consultas do profissional, incluindo cães e gatos. Os problemas mais comuns nos animais em relação à pele são dermatites e dermatoses, dermatites atópica (alergias) ocasionadas por picadas de pulgas, carrapatos e/ou trofoalérgicas, e também problemas causados por parasitas, como leishmaniose e sarnas transmissíveis. Além disso, as infecciosas (piodermites), as degenerativas e neoplásicas (malignas e benignas) e as imuno mediadas (denominada de foco selvagem).

             

Aas lesões e sintomas mais comuns ocasionados na pele do animal, são: alopecia (perda parcial ou total dos pelos), as escamas (as famosas caspas), o purido (coceira), o odor (denominado de ranço), além das discromias (vermelhidão ou pele em “noz moscada”). É desta forma que a especialização em dermatologia veterinária é tão buscada pelos profissionais, sendo que ao final do curso o Médico Veterinário estará apto a realizar diagnóstico diferencial das dermatopatias mais constantes no meio, além de conhecer e saber identificar modalidades terapêuticas em dermatologia veterinária, e indicar de forma precisa métodos de diagnóstico. O curso de dermatologia veterinária conta com 500 horas de prática em atendimentos de casos de dermatologia, sendo que ao longo do curso, o profissional tem a possibilidade de escolher um mês para ficar na rotina em período integral de segunda à sábado ou durante dois meses em período vespertino para a realização de atendimento em oncologia e cirurgia oncológica, prática cirúrgica, atendimento em endocrinologia, cirurgia otológica, treinamento otológico, lavagem óptica e aulas de vídeo-otoscopia.

A mensalidade da especialização em dermatologia veterinária é de aproximadamente 14 mil reais, o qual é parcelado em até 18 vezes, e está disponível em diferentes instituições de ensino superior, como na Universidade Anhembi Morumbi, sendo que para saber mais detalhes sobre o curso, como objetivos, programas de disciplina, legislação e demais informações, acesse o site da Anhembi (www. portal.anhembi.br/).

0 voto



Maikon
17/06/10


Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook
  1. BOA TARDE!bem eu gosta ria de saber uma coisa,quando os pÊlos do cachorro estao caindo(não muito),é carencia de vitamina?ou não.obrigada.

    simone souza
    02/03/12 às 4:35 pm

X
Curta a página