Alimentos ricos em ferro

Ter uma alimentação saudável é uma parte importante para ter uma vida boa e com qualidade. Alimentos com ferro devem estar na dieta.

O ferro pode ser oferecido ao nosso organismo através de origem animal e/ou origem vegetal, sendo que o ferro provindo de origem animal é mais facilmente absorvido pelo organismo, sendo que dentre os alimentos fonte de ferro são: carnes vermelhas principalmente fígado e outras vísceras como rim e coração, carnes de aves e de peixe, e mariscos crus. Muitas pessoas se enganam pensando que o leite e ovos são fonte de ferro, sendo que estes alimentos não contam com ferro, no entanto, atualmente já existem em mercados leites enriquecidos com ferro. Dentre os alimentos de origem vegetal, se destacam como ricos em ferro:

-Folhosos verde-escuros: agrião, cheiro-verde, taioba, couve e outros, exceto o espinafre;
-Leguminosas: feijões, ervilha, fava, grão-de-bico, lentilha;
-Grãos integrais ou enriquecidos;
-Nozes e castanhas,
-Melado de cana-de-açúcar;
-Rapadura;
-Açúcar mascavo;

Há também disponíveis no mercado os alimentos fortificados com ferro, como exemplo, farinha de trigo, cereais matinais, farinha de milho, e entre outros. Vale ressaltar que os alimentos que contam com ácido ascórbico, o qual é mais facilmente encontrado em frutas cítricas e em alimentos fontes de proteínas, ajudam na absorção do ferro provindo de origem vegetal. Por outro lado, há também alguns fatores que podem inibir a absorção do ferro pelo organismo, como o cálcio, os fosfatos, os polifenóis e os taninos, os quais são encontrando em cereais integrais, chá mate, café, leite e derivados.

Além disso, as refeições que são complementadas com leite ou sobremesas à base de leite podem dificultar a absorção do ferro, assim é indicado que haja um intervalo de pelo menos três horas entre o almoço ou jantar e o leite materno, por exemplo. As crianças com tendência á anemia devem ser alimentadas por alimentos ricos em ferro, pois estes alimentos combatem este problema, sendo que a anemia é a deficiência de ferro do organismo, assim é recomendada a ingestão de fígado de boi, carnes vermelhas e gema de ovo. Entretanto, a melhor forma de evitar esta deficiência denominada de anemia ferropriva, é ter uma alimentação bem variada, rica em alimentos naturais que são fontes de ferro ou enriquecida com este mineral.

Publicado por Maikon
Revisado em 22/08/2014

Compartilhar

Comentar com Facebook

Receba novidades

Comentar