Animal de estimação coelho

O coelho pode ser um ótimo animalzinho de estimação, no entanto é preciso cuidados especiais como outro animal qualquer.

Quando se fala em animal de estimação logo se vem à mente cão e/ou gato, no entanto para muitas famílias, o animal de estimação é diferente, coelho (s). No entanto, para quem buscar ser diferente quanto a isso, é válido ressaltar que cuidar e criar um coelho não é nada fácil, assim como gato e cão, sendo que precisa de uma alimentação equilibrada e atenção especial, já que o mesmo poderá roer coisas que não deve, fazer necessidades onde não é permitido, enfim, precisa de cuidado e carinho, como qualquer outro animal. Geralmente, os coelhos são animais dóceis, gostando sempre de uma companhia para brincar e receber alguns minutos de atenção, lembrando que coelho tem custos assim como qualquer outro animal de estimação, mas caso você esteja decido em ter este tipo de amigo em casa, saiba que são bichos encantadores e você com certeza irá adorar.

Já que você tomou a decisão de adquirir este animal de estimação, o próximo passo é escolher o local apropriado para comprá-lo, mesmo não sendo muito à favor de comprar de animais, preferindo assim a adoção, procure saber se existe alguma instituição que esteja oferecendo este tipo de animal. Caso contrário, é preciso que você dê uma atenção ao animal, pois pode ser que você já leve-o para casa doente e não muito saudável, assim para lhe ajudar na escolha de seu novo amigo:

-Observe as orelhas do animal, elas devem estar eretas e devem se movimentar constantemente, já que para algumas raças, quando o animal está doente, suas orelhas ficam caídas.
-Devem estar ativos, se mover com agilidade e são espertos. Assim evite escolher aquele animal que se encontra parado e quieto no fundo da gaiola.
-Observe os pelos, os quais devem estar brilhantes, sem nenhum tipo de lesão ou falha.
-São ‘fofinhos’ (gordinhos), já que estão a quase todo o momento comendo.

A vida média de um coelho é de oito anos, sendo que a sua alimentação consiste em ração e em algumas verduras escuras e cenouras cruas. E para melhor conforto e controle de sua saúde, geralmente, o coelho necessita de uma gaiola (quanto maior, melhor), ração, feno, bebedouro, toca, enfim, coisas básicas para a sua vida na casa de seres humanos. Algo que jamais deve ser feito é pegar os coelhos pelas orelhas, sendo que é indicado pegá-los pela barriga ou dorso, apoiando as patas traseiras na outra mão, e ainda, tomar muito cuidado com fios elétricos, já que estes tem a mania de roer tudo que vê pela frente. Além disso, veja algumas dicas que podem ser levadas em consideração:

-Coloque a gaiola do animal sobre um tapete para amenizar a temperatura fria, e mantenha-o longe da corrente de ar de barulhos.
-Para evitar o mau cheiro, troque regularmente o material utilizado para forrar a gaiola ou o ‘banheiro’ do coelho, sendo que caso o seu animal se acostume a realizar suas necessidades em um único canto da gaiola, você pode adquirir um WC específico para o animal, o que reduz o mau cheiro e é mais fácil de realizar a limpeza.

Publicado por Maikon
Revisado em 26/08/2014

Compartilhar

Comentar com Facebook

Receba novidades

Comentar