Boas maneiras no ambiente de trabalho

O ambiente de trabalho deve ser agradável, por isso, use sempre o respeito e as boas maneiras para conviver com todos harmoniosamente.

Imagine um ambiente de trabalho em que todos os funcionários ali trabalham se cumprimentam, sabem ouvir um ao outro, são cordiais, respeitam os espaços coletivos, são simpáticos, enfim, um perfeito ambiente de trabalho. Quem é que não gostaria de trabalhar num local destes? Todos gostariam de trabalhar neste ambiente, no entanto, são muitas as pessoas que possuem a realidade diferente e estas não sabem que para obter sucesso profissional independente de seu cargo é necessário adicionar disciplina e doses de ousadia, perseverança e outros atributos mais. Contudo, é importante ‘temperar’ todos esses elementos com um toque especial, sendo este toque as conhecidas boas maneiras no trabalho. Desta forma, ter a etiqueta no trabalho não é frescura ou até mesmo algo desnecessário como muito pensam, pois este elemento auxilia e muito nas relações profissionais, facilita a convivência e, estimula a gentileza e respeito.

Mas você certamente já parou para pensar em como conseguir ter boas maneiras no trabalho, certo? Já chegou a alguma conclusão? Já tentou? Se suas tentativas foram todas falhas, saiba que existem algumas dicas para analisar suas maneiras e principalmente modificá-las. Quais são? Veja-as logo abaixo:

-Toda e qualquer pessoa gosta de ser tratada com respeito, gentileza e atenção, assim cumprimente todas as pessoas e diga ‘bom dia’, ‘boa tarde’, ‘boa noite’, ‘por favor’, ‘com licença’, ‘obrigado’, enfim, utilize as conhecidas palavrinhas mágicas constantemente.
-Se você se sente inseguro de como tratar seus colegas de trabalho procure perguntar a eles como gostariam de ser tratados, de senhor ou senhora, ou simplesmente você. Evite tratar as pessoas com expressões do tipo: ‘meu amor’, ‘querido’, ‘flor’, ‘meu bem’, ‘amado’ e outros, pois estas expressões podem criar um ar de falsidade.
-Seja sempre pontual, este é um sinal de que você é responsável, e caso tenha que chegar mais tarde ou caso se atrase, procure sempre avisar o seu superior, e é claro, peça desculpas pelo acontecido.
-Mantenha suas anotações, seus relatórios e todas as informações importantes sempre organizados, assim quando você precisar em uma situação de emergência ou quando solicitados pelo chefe, por exemplo, você não passará em apuros.
-Evite ficar falando sobre seus problemas pessoas para seus colegas de trabalho ou para os clientes, isso pode ser desagradável, pois apesar de existirem pessoas em quem você confia no ambiente de trabalho, procure deixar os assuntos pessoais para outros horários, fora do expediente, como no almoço, por exemplo. Caso você esteja passando por um problema sério é recomendado que você marque uma reunião com seu superior para explicar o que vem acontecendo, mas evite misturar sua vida pessoal com a vida profissional, saiba separá-las.
-Fuja das fofocas e dos grupos de colegas que são experct em espalhar fofocas em todo o ambiente de trabalho, já que esta é uma atitude que contaminam qualquer ambiente de trabalho e que certamente resulta-se em intrigas. E o pior de tudo isso é que você poderá ser a vítima.

Ter boas maneiras no ambiente de trabalho tem como base a educação e criar uma boa relação com as pessoas que você passa a maior parte do seu dia é indispensável, não?

Veja mais sobre trabalho

Publicado por Maikon
Revisado em 02/03/2016

Compartilhar

Comentar com Facebook

Receba novidades

Comentar