Como aumentar a flexibilidade do corpo

Quem pratica atividade física sabe o quanto é importante ter flexibilidade no corpo. Veja algumas dicas de como conseguir.

Toda vez que você acorda você dá aquela boa espreguiçada antes de se levantar da cama? Não? Saiba que é extremamente importante que você faça isso, sendo que se espreguiçar é nada mais do que alongar o corpo, principalmente a coluna após uma boa noite de sono. E por falar em alongamento são muitas pessoas se esquecem ou o deixam de lado antes de fazer qualquer atividade ou exercício físico para maior flexibilidade. É fato, ou melhor, é de grande importância realizar o aquecimento e alongamento antes de cada treino de exercícios, incluindo também a prática de exercícios de flexibilidade, sendo este um ato não embaraçoso e nem chato, contudo, garante a sua saúde evitando possíveis lesões. Desta forma, se você busca maior flexibilidade, veja as dicas logo abaixo:

-Alongar durante o aquecimento: Sempre que você começar a praticar o seu treino com peses é de grande importância juntar ao treino de aquecimento alguns exercícios de alongamento. De acordo com profissionais, um alongamento correto conta com 10 minutos de duração, seja na bicicleta, aparelho elíptico, na passadeira, enfim, é importante alongar todos os grupos musculares.
-Aquecimento muscular: Os alongamentos são fortes componentes da rotina de preparação e aquecimento para cada treino, além de serem considerados importantes para a recuperação do exercício físico, isto é, evitam dores musculares e lesões. Desta forma, quanto maior é a sua flexibilidade, maior será a chance de evitar qualquer tipo de fratura ou lesão.
-Aumente a performance física: Adicionando alongamento em sua rotina de aquecimento, além de você oferecer o tempo necessário para o corpo se acalmar e se recuperar após a prática de um exercício intenso, você proporcionará um maior relaxamento a todo o organismo e órgãos, principalmente, depois de exercícios que geram impacto.
-Fase de acalmamento: Esta fase começa quando é reduzida a intensidade do exercícios físico, isto é, caso você esteja na passadeira deverá diminuir um pouco o ritmo de treino antes de para totalmente para fazer com que seu corpo relaxe gradativamente, assim passe a sentir a respiração e o ritmo cardíaco até que seu corpo entre no estado de acalmamento. Assim que você sentir que a sua respiração começa a se acalmar, saiba que este é o momento correto para começar os exercícios de alongamento, pois os músculos ainda estão quentes, mesmo com a respiração mais calma.
-Faça sempre alongamentos: Caso você tenha pouco tempo para realizar os seus treinos, nunca pense em eliminar o alongamento e aquecimento de sua rotina de exercícios, já que são importantes para a sua condição física e também para manter o corpo equilibrado. Aumentando a flexibilidade de seu corpo, você consequentemente estará aumentando a sua amplitude de movimentos das articulações, o que fará com que você sinta o mínimo de tensão muscular, torcicolos, pressão lombar e evitará possíveis lesões que podem aparecer ao longo do treino.

Publicado por Maikon
Revisado em 26/08/2014

Compartilhar

Comentar com Facebook

Receba novidades

Comentar