Como economizar gasolina na moto

Quem anda muito de moto já deve estar acostumado a abastecê-la. Porém, é possível economizar alguns litros de combustível.

Atualmente são muitos os motoristas que procuram economizar o consumo de gasolina ou álcool, sendo que mesmo tendo uma moto super econômica e flex como a CG, é preciso dar atenção a pequenos cuidados para adiar ainda mais a próxima parada a um posto de combustível. No entanto, como não são todos os motoqueiros que possuem uma moto flex, ou seja, muitos possuem motos maiores e que consequentemente, consomem maior quantidade de combustível. As motos tem sido um dos meios de transportes mais procurados no mercado automotor, já que este veículo permite ao condutor ‘correr’ do trânsito caótico das grandes cidade, ter maior agilidade, e assim, se livrar verdadeiramente do trânsito. Assim, para que você tenha apenas vantagens com a moto, por que não economizar? E para isso, veja logo abaixo algumas dicas:

-Evite ‘esquentar’ a moto antes de sair de casa, ou seja, para quem diz que esquentar a moto antes de se destinar á sua rota é mentira, muito pelo contrário, gasta-se maior quantidade de combustível.
-Assim como para os carros, na moto a troca de marcha deve ser feita no momento certo, sendo que realizando-a na corretamente, a mesma influência no consumo, e muito do combustível. Por isso, dê uma atenção especial para a marcha.
-Quando estive parado, procure não acelerá-la, pois isso faz com que você gaste desnecessariamente o combustível.
-Evite acelerar muito em subidas, já que o fato de acelerar totalmente não aumentará a força de sua moto.
-Procure respeitar a sua moto, e assim evite as cargas em excesso.
-O conhecido ‘ponto morto’, ao contrário de que muitos motoristas pensam, consome muito mais combustível ao invés de deixá-la engrenada, ou seja, sem acelerar.
-Evite conduzir a moto em alta velocidade, pois caso o veículo seja conduzido a ¾ de sua velocidade máxima, o consumo de combustível sofre uma baixa significativa. E quanto ao tempo, a perda deste fator é mínima. Assim, procure dirigir de forma regular, pois acelerações e freadas desnecessárias resultam em maior consumo e maior poluição ao meio ambiente.
-Calibre semanalmente os pneus de sua motocicleta, pois pneus a com baixa pressão aumentam a resistência em seu deslocamento, e consequentemente, consome mais combustível, além de desgastar mais os pneus e de afetar o controle da moto.

Algo importante a ressaltar em relação à motocicleta é quanto a segurança, isto é, este é o veículo mais perigoso de rodar na cidade, por isso, evite altas velocidades, respeite os sinais e placas, pois todo cuidado é pouco.

Leia mais sobre motos:

Publicado por Maikon
Revisado em 19/02/2016

Compartilhar

Comentar com Facebook

Receba novidades

Comentar