Home » Dicas » Beleza

Como eliminar as cicatrizes da pele

As cicatrizes são marcas na pele que incomodam muitas pessoas. Mas você pode acabar com essas terríveis marcas, saiba como.

 

Cicatriz

A pele é o verdadeiro indicador de sua idade, sendo que uma pele bem cuidada e tradada oculta muitos anos de vida, fazendo com que você esteja aparentemente jovem. Desta forma, a pele geralmente conta com marcas do tempo de difícil remoção, sendo que muitas vezes estes sinais aparecem devido a agressões externas e assim se manifestam através de cicatrizes que tanto incomodam. Existem diferentes fatores que determinam o quanto ela vai permanecer na pele, como lesão, genética e região em que a cicatriz foi formada, sendo que as pessoas de pele mais morena possuem maiores chances de desenvolver cicatrizes hipertrófica, a qual conta com uma elevada relação ao tecido. A probabilidade destas pessoas de recompor uma lesão é gigantesca, o que consequentemente gera cicatrizes hipertróficas e quelóides, e assim é interessante ressaltar que existem dois tipos de cicatrizes, sendo a primeira resultado da desordem das fibras de colágeno, como por exemplo, a quelóide que possui produção exagerada das fibras. Na maioria das vezes as cicatrizes são causadas por queimaduras, ferimentos e até mesmo são causadas por cirurgias plásticas, para o último caso, as cicatrizes aparecem em formas de manchas escuras devido a técnica de estiramento da pele, dos cuidados no pós-operatório e do fechamento do corte, e conforme o tipo de cicatriz, é possível realizar a utilização de uma fita de gel de silicone, por exemplo.

Há casos em que não é o tamanho da cicatriz que determina a sua gravidade, mas sim a sua coloração, sendo que quando são mais claras e finas ao invés de altas e escuras, a cicatriz ainda possui tratamento. No entanto, quando as marcas são escuras, a sua melhor é obtida apenas com a aplicação de ácido retinóico e de creme clareadores que tem a capacidade de igualar o tom de pele após um determinado tempo da aplicação do mesmo. De acordo com especialistas, com a aplicação do ácido, os resultados aparecem entre 40 dias a 2 meses. Os cremes possuem base de hidroquinona e possuem maior eficácia após 6 meses de utilização contínua, no entanto, é preciso ter cuidados como evitar exposição ao sol durante a aplicação. No caso de cicatrizes resultantes de queimaduras, estas são geralmente mais largas e escuras, saiba que as cirurgias plásticas podem reduzir o problema, como um enxerto, o qual ajuda a reconstruir os tecidos e assim, a elasticidade da pele.

Para as pessoas que buscam recorrer ao laser, esta é uma técnica que utiliza CO2 fracionado, e sua ação é simples, isto é, age destruindo a camada superficial da pele, e assim realiza uma esfoliação superficial, aquecendo a derme e estimulando a produção de novo colágeno. O laser fracionado também muito eficaz para a remoção das cicatrizes causadas pela acne. Desta forma, com uma grande diversidade de tratamentos e técnicas, a sua pele com certeza poderá ter a homogeneidade e o aspecto lisinho que você tanto sonhou, no entanto, para que você recorra a melhor técnica, é indicado que você busque um profissional para melhor orientá-lo.

Publicado por Maikon
Revisado em 26/09/2017

Compartilhar

Comentar com Facebook

Receba novidades

Comentar