Como estudar na Faculdade

Para quem quer estudar e ser alguém na vida é preciso ter dedicação ao estudo. Veja algumas dicas de como você pode estudar.

O fim do colegial já chegou e agora é o momento de tomar a decisão de qual profissão seguir, sendo que até a seguinte formatura, a de graduação, o tempo também será longo e cheio de trabalho, atividades e outros exercícios exigidos na Faculdade. Mas será que o estudo na escola é igual ao da Faculdade? Certamente não, ainda mais se você estudou em uma escola pública, onde a diferença pode ser facilmente notada, a começar pelos professores, os quais são mais interessados e estão mais dispostos a dar aula, e isso é também um item voltado para os alunos, os quais estão na instituição com a finalidade de aprender e de seguir uma carreira. Outro fator que muda bastante em relação ao colegial na Faculdade é quantidade de conteúdo e a forma de que este é aplicado. O tempo de estudo é também curto, tendo a duração de apenas um semestre enquanto no Ensino Médio é um ano. Desta forma, podemos dizer que na Faculdade ocorre literalmente uma versão de pontos, ou seja, há mais conteúdo e menos tempo. Contudo, para que você consiga seguir em frente sem nenhuma problema relacionado com notas é preciso que o aluno tenha maturidade o bastante para conseguir levar a Faculdade à diante, caso contrário, ao notar que a situação está ficando complicada, tranca ou cancela há matricula um pouco antes.

Pode-se dizer que entrar em uma Faculdade nos dias atuais é relativamente fácil, o difícil é manter-se lá dentro, e por este motivo, é preciso que você se prepare para um empreendimento de longa duração, no qual a organização, a motivação e a técnica de estudo são fundamentais para um bom desenvolvimento e aprendizagem na graduação para assim se tornar um grande profissional. Como já dito, o curso superior exige do aluno maior organização, sendo necessária a realização de uma análise das disciplinas básicas com o intuito de aproveitá-las ou revisá-las para maior absorção do conteúdo, mas isso não tem a mínima importância se você não assiste às aulas, não realiza estudo extra-aula e realiza os trabalhos acadêmicos solicitados pelo professor. Um ponto ruim que faz com que muitos universitários percam a linha e o limite é a liberdade que a Faculdade oferece aos mesmos, ou seja, é permitido chegar e sair à hora que desejar ,o que é prejudicial para que não se controle nas faltas, pois ausência nas aulas podem resultar em reprova. As aulas da Faculdade são completamente diferentes daquela que você assistia na escola, a começar pelo ganho de tempo, já que você não tem a necessidade de copiar a matéria, já que o conteúdo é todo apresentado em PowerPoint, assim em cada aula há uma grande quantidade de conteúdo e faltando apenas um dia, você poderá se atrapalhar.

Outro fator importante é o estudo extra aula, isto é, não basta ter uma grande quantidade de apostilas e livros se você não os pega, a não ser na sala de aula. Não pense que apenas naquele pouco tempo você conseguirá captar tudo o que foi dito pelo professor e todo o conteúdo apresentado, assim para fixar bem a matéria não há nada melhor do que estudá-la em casa. Não faça como muitos alunos, não deixe para estudar apenas na semana de provas, o que é literalmente um erro, já que a quantidade de provas é grande e quantidade de conteúdo é gigantesca. Enfim, estudar na Faculdade exige maior responsabilidade e compromisso por parte do aluno, caso contrário, este ensino todo não será válido, podendo prejudicar a sua carreira profissional no futuro ou evitar que você conclua o ensino superior.

Veja mais sobre faculdade

Publicado por Maikon
Revisado em 02/02/2016

Compartilhar

Comentar com Facebook

Receba novidades

Comentar