Home » Tecnologia

Como limpar a impressora

Alguns problemas no funcionamento da sua impressora podem estar relacionados a limpeza da máquina. Saiba como limpar a sua.

De acordo com os técnicos de informática, aproximadamente dos problemas apresentados pelas impressoras são resultantes do acúmulo de sujeira, principalmente o problema relacionado com falhas na impressões, ou seja, ora o papel engasga, outra a trinta falha, enfim, estes são as principais características que demonstram que a sua impressora não está funcionando nada bem. Desta forma, antes de recorrer a um técnico, para que você economize dinheiro e não o gaste a toa é indicado que você analise de forma geral o seu equipamento e certificar de que o problema não está relacionado à sujeira acumulada. Caso você não saiba, no interior na impressora existe o chamado carro de impressão, o qual armazena os cartuchos e geralmente o problemas relacionados a impressão tem como principal causa sujeira nos trilhos ou falta de lubrificação, e caso isso esteja ocorrendo, também pode haver problemas semelhantes com outros componentes e peças internas, assim isso explica o grande barulho que ela faz quando está em funcionamento.

As pessoas que utilizam a impressora do tipo jato de tinta deve fazer a limpeza da mesma pelo menos uma vez por ano, sendo que o recomendado é a cada seis meses e caso você a utilize com grande frequência e regularidade é indicado que a cada mês a limpeza adequada seja feita. Já quem tem em seu escritório ou residência uma impressora a laser o tempo de limpeza desta é estendido, ou seja, é recomendado que haja a troca de tonner e também seja feita a manutenção, sendo que se a impressora não é frequentemente utilizada, procure limpá-la a cada dois anos. A limpeza interna das impressoras não é uma tarefa tão complicada quanto parece, no entanto, é importante deixar claro que a pessoa deve ter paciência delicadeza, já que se trata de componentes delicados e pequenos, sendo que há lugares em que até mesmo os dedos não podem alcançar.

As impressoras contam com inúmeras peças de difícil encaixe e que possuem um alto preço, assim quando danificadas, o custo do reparo da impressora poderá sair mais caro do que solicitar o serviço de limpeza a um técnico, por isso, muito cuidado. Para realizar a limpeza do excesso de tinta é indicado que você utilize um cotonete umedecido em álcool isopropílico, remova todo o excesso nas laterais, e se achar mais prático, faça o uso também de uma esponja absorvente. E por falar em esponja, não se esqueça de limpa a esponja que se encontra logo abaixo dos cartuchos de tinta, as quais encontram-se com grande acúmulo de tinta. Para fazer a limpeza de sua impressora não é preciso dispor de diferentes equipamentos e utensílios, basta cotonete, algodão, esponja e ou/ pano umedecido em álcool isopropílico.

Publicado por Maikon
Revisado em 26/09/2017

Compartilhar

Comentar com Facebook

Receba novidades

Comentar