Como saber qual é o periodo fertil

O período fértil acontece em alguns dias do mês no qual a mulher tem mais facilidade para engravidar, é a fase de ovulação.

O início do período fértil e do processo de ovulação começa apenas após a primeira menstruação, assim a partir deste momento o corpo feminino está praticamente pronto para gerar novas vidas, sendo o tão desejado sonho de todas as mulheres, ser mãe. Para você ter idéia de qual é o seu período fértil e assim conseguir engravidar com maior facilidade, saiba que a ovulação acontece quando o óvulo amadurece no interior do ovário, sendo que após este amadurecimento, o mesmo é encaminhado para as trompas, local onde espera o encontro com os espermatozóides. Desta forma, quando o encontro do ovário com o espermatozóide ocorre, este processo é denominado de fecundação, e caso realmente ocorra à fecundação, eles se direcionam para o útero, onde se inicia a gestação. A ovulação varia quanto aos dias de duração do ciclo menstrual de cada mulher, sendo que ocorre mais ou menos após o fim da menstruação, e é durante este período em que a mulher é considerada fértil, momento que a mesma conta com uma maior probabilidade de desenvolver a desejada gestação.

Para que você descubra qual é o seu período fértil é indicado que você verifique a umidade do seu órgão reprodutor feminino, sendo que ao perceber que o muco encontra-se mais espesso e com consistência semelhante à de clara de ovo, se este estiver com a descrição citada, saiba que você fértil, o que geralmente acontece no quarto dia após a ovulação. Para que você descubra qual é o seu período fértil, é indicado que você conte 14 dias da data do início de seu último ciclo menstrual, e a partir deste ponto, conclui-se que você está ovulando, entre dois dias antes e dois depois da data. Para facilitar esta sua tarefa, isto é, para localizar o seu período fértil com maior facilidade, saiba que existem inúmeros sites na rede que disponibilizam a você uma calculadora específica para tal questão, onde é preciso que você informe a data do último ciclo menstrual (dia, mês e ano), e em seguida basta clicar em ‘Calcular’. Em seguida, de acordo com as informações oferecidas, o seu período fértil será informado entre duas datas, e o interessante, há sites que já informam até mesmo a data estimada para o parto. Um destes sites é o Estação Bebê (www.ebb.com.br/calc.php), viste e calcule.

Saiba mais sobre Menstruação:

Publicado por Maikon
Revisado em 24/02/2016

Compartilhar

Comentar com Facebook

Receba novidades