Como ter o cartão cidadão

O cartão cidadão é um direito do trabalhador que quer saber o seu saldo do FGTS ou mesmo precisa sacar os benefícios, veja como ter um.

O cartão cidadão está presente na vida dos brasileiros desde 2002, sendo o mesmo um serviço prestado pela Caixa Econômica Federal com a finalidade de substituir o antigo cartão do Trabalhador, o qual visa facilitar a movimentação de benefícios e consultas de tal conta. Desta forma, com o cartão cidadão é possível realizar consulta sobre alíquotas do PIS (Programa de Interação Social) e de informações sobre o FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço), além de facilitar e proporcionar o saque de todos os benefícios da Caixa Econômica Federal. O cartão cidadão é de simples obtenção, isto é, você pode adquirí-lo gratuitamente através de uma agência da Caixa ou então, através da central de atendimento do banco, sendo o telefone: 0800-726-0101, sendo que ante de entrar em contato, tenha em mãos alguns documentos, os quais são solicitados durante a ligação e cadastramento, como Carteira de Identidade ou Carteira de Habilitação (CNH), Certidão Civil e CTPS (Carteira de Trabalho e Previdência Social).

O cartão cidadão, após solicitado, chegará em sua residência através dos Correios, sendo que após tê-lo em mãos é necessário que você se direcione para uma agência da Caixa para que seja realizado o cadastro da senha do cartão. Além disso, é preciso que você esteja munido do termo de responsabilidade, o qual deve estar preenchido e assindado, para a realização do cadastro da senha. Para que você tenha acesso ao cartão cidadão é necessário que você esteja cadastrado no PIS/PASED, no NIS (Número de Inscrição Social) ou então, possuir o Número de inscrição do Trabalhador (NIT). Assim, este cartão é facilmente obtido por todo e qualquer trabalhador, para que assim obter maior segurança em todas a etapas do processo e auxiliar em diferentes serviços prestados pelo ou no banco, como:

-Consultar saldo e extrato do FGTS, como saldo de quotas do PIS;
-Receber benefícios em relação aos programas de transferência de renda, como por exemplo, Bolsa Família e Bolsa Escola, além de Seguro-Desemprego, rendimento do PIS, abono salarial e outros.
-Efetuar o saque da conta vinculada ao FGTS;

Publicado por Maikon
Revisado em 26/09/2017

Compartilhar

Comentar com Facebook

Receba novidades

  • jéssica maria de souza siqueira

    27/01/17

    Queria fazer meu pedido do cartão cidadão pela internet tem como? seria ótimo
    responder
  • alessandra moreira doa anjos lima

    14/03/14

    Queria saber se faz cartao cidadao pela internet?e como faz?
    responder

Comentar