Cuidados com o hamster Chinês

O hamster Chinês é uma espécie do roedor que tem origem do Nordeste da China e também Mongólia. Necessita de cuidados específicos.

Os hamster, assim como qualquer outro animal necessita de cuidados para garantir a sua saúde e felicidade, isto é, não simplesmente pelo fato de possuir um tamanho pequeno que o animal não precisa de carinho, alimento, água fresca e uma casinha digna para viver. É preciso pensar muitas vezes antes de adquiri-lo, e nada melhor do que antes saber dos cuidados necessários que este pequeno e frágil animal preciso. Desta forma, antes de se direcionar para o pet shop, veja logo abaixo os cuidados que você deverá:

-Limpeza e preparo da gaiola: O ambiente do animal deve ter o solo forrado com lascadas de madeira (serragem) e também conter os materiais convenientes para a confecção do ninho, ou seja, materiais para que ele mesmo faça seu ninho. A gaiola deve ser colocada longe de correntes de ar e da luz solar direta. Além disso, a gaiola deve ser limpada semanalmente para evitar problemas relacionados a odores devido as necessidades fisiológicas do animal.
-Alojamento: Os hamsters Sírio geralmente não gostam de dividir a gaiola com outro animal da espécie quando chegam entre a oitava à décima semana de idade, por este motivo, estes devem ser separados. Desta forma, para um hamster, uma gaiola.
-Escovamento: Geralmente os hamster, principalmente as fêmeas não necessitam de escovamento dos pelos, contudo, há machos que contam com pelos mais longos e para remover as lascas da pelagem é preciso que o proprietário os penteie. Assim, para melhor escovação dos pelos, nada melhor do que uma escova de dente com cerdas macias.
-Dentes: Os dentes dos hamsters crescem continuamente e para mantê-los no tamanho adequado, eles precisam roer, assim você encontra uma grande diversidade de produtos específicos para o hamster roer, além de madeira de árvores frutíferas, biscoitos duros de cachorros e outros, com a finalidade de manter os dentes no comprimento adequado.
-Água e alimento: A água é um elemento que deve sempre ser oferecido ao animal, disponível 24 horas por dia através de uma garrafa específica para o animal, a qual é fixada na gaiola externamente. Quanto à alimentação, os hamsters devem ser alimentados com uma ração básica cada noite, além de suplementos alimentares, sendo que uma dica interessante para fazê-lo acordar cada vez mais cedo no dia, é oferecer o alimento mais cedo.

Levando em consideração todos estes cuidados você conseguirá cuidar muito bem de seu pequeno animal, mas também não se esqueça de proporcionar ao seu hamster carinho, atenção e paciência.

Leia mais sobre bichinho de estimação:

Publicado por Maikon
Revisado em 24/02/2016

Compartilhar

Comentar com Facebook

Receba novidades

Comentar