Dicas para o primeiro dia de trabalho

Assumir um cargo novo em uma empresa é um momento marcante na carreira profissional. Veja algumas dicas de como agir no primeiro dia.

O primeiro dia no emprego é sempre composto por preocupações e expectativas, assim é indicado que você aproveite o momento para levar em consideração uma antiga recomendação, aquela de começar a nova fase da vida com o pé direito. Esta é na verdade um empurrãozinho, pois algumas outras dicas para o primeiro dia de trabalho são muito úteis, já que você certamente deseja se adaptar muito bem ao ambiente, se relacionar bem com os colegas de trabalho e ainda dar conta de todas as tarefas para causar boa impressão tanto aos colegas quanto para o se chefe. No entanto, inicial um novo emprego não é tão fácil quanto parece, apesar de ter a possibilidade de se tornar mais simples do que você imagina, e para que isso aconteça é necessário deixar o nervosismo de lado e transmitir calma. Não existem motivos para que você fique tenso, pois se você foi o escolhido para o cargo foi pelo fato de enxergarem o seu potencial para tal atuação.

Uma dica primordial é manter tudo bem organizado, planejar e não se atrasar de forma alguma, sendo que o recomendado é chegar mais cedo para se preparar mentalmente para tal dia de trabalho e assim evitar que algum incidente ocorra que impeça que você chegue na hora exata. De forma educada se apresente aos colegas e sorria, mas modere nos sorrisos para não parecer um bobo alegre, e para que você mande bem nas apresentações é interessante equilibrar espontaneidade e simpatia, jamais se esquecendo da descrição. Caso você exagere na simpatia poderá fazer com que seus colegas de trabalho te considerem uma pessoa falsa, por isso cuidado. É importante que seus colegas de trabalho te enxerguem como uma pessoa acessível a todos trabalhando ou não diretamente com você.

Nos primeiros contatos com seus novos colegas de trabalho jamais saia contanto detalhes de sua vida pessoa e assim evite falar muito sobre você, ou seja, fale apenas o suficiente, como de onde veio, onde estuda, sua idade, onde já trabalhou, coisas do tipo. Procure trocar informações com seus colegas que possam ser úteis em sua nova vida profissional, sendo que o mais ideal neste primeiro contato é manter a postura observadora, ou melhor, analise como as pessoas se comportam, como são os diálogos entre eles, e outros pontos para que você consiga entrar no ‘ritmo’. Deixe as fofocas de lado e não faça os famosos pré-julgamentos, ainda que alguém critique um colega. Limite-se a escutar e deixe para tomar suas próprias conclusões com o passar do tempo. Demonstre interesse durante a explicação de suas tarefas, tenha o máximo de atenção e aproveite o momento para sanar todas suas dúvidas, e jamais tenha medo de perguntar, e for preciso, anote tudo.

Veja mais sobre trabalho

Publicado por Maikon
Revisado em 02/03/2016

Compartilhar

Comentar com Facebook

Receba novidades

Comentar